Daniel Radcliffe arranca gargalhadas na première de “Weird” no Festival de Toronto

O filme “Weird: The Al Yankovic Story” arrancou gargalhadas e aplausos do público do Festival de Toronto, durante a sua première mundial nessa sexta (9/9). Embora tenha sido exibido na sessão da […]

Twitter/Tiff_Net

O filme “Weird: The Al Yankovic Story” arrancou gargalhadas e aplausos do público do Festival de Toronto, durante a sua première mundial nessa sexta (9/9). Embora tenha sido exibido na sessão da meia-noite, o filme, que traz Daniel Radcliffe (o Harry Potter) como o comediante “Weird Al” Yankovic, manteve a plateia acordada e rindo o tempo todo. As críticas da manhã seguinte também foram todas positivas, sem exceção.

O verdadeiro Yankovic, presente na première, admitiu que quase nada que está no filme aconteceu de verdade e ele não tinha autorização para usar os nomes de nenhuma das celebridades ali retratadas. “Estou surpreso que os advogados nos deixaram sair impunes com este filme, francamente”, comemorou. “Mas eles deram de ombros, ‘são todas as figuras públicas’, então fomos em frente.”

“Espero que isso confunda muita gente”, continuou. “Queremos levá-los por um caminho e pensar: isso é uma cinebiografia real? Essa é a verdadeira história? O filme começa bem normal. Então, progressivamente, sai dos trilhos.”

A escolha de Radcliffe para o papel de Al Yankovic foi um exemplo da confusão armada pela produção, visto que os dois não se parecem em nada. E o próprio ator reconheceu isso, em entrevista para o canal do festival após a sessão. “Quando eles me convidaram, eu pensei: ‘Por que eu? Existem muitas outras pessoas que se parecem mais com o Al'”, disse o ator. “Aí quando eu li o roteiro, eu disse: ‘Ah, eu entendi.'”

“Quando você lê o roteiro, você entende que a cinebiografia do Weird Al só poderia ser assim, uma paródia da ideia de cinebiografias musicais”, completou Radcliffe.

Faz total sentido quando se lembra que “Weird” Al Yankovic ficou famoso parodiando músicas de sucesso. Graças a isso, ele virou o artista de comédia com mais discos vendidos de todos os tempos. Cinco vezes vencedor do Grammy, seu lançamento de 2014, “Mandatory Fun”, foi o primeiro álbum de comédia da história a estrear em 1º lugar na parada de discos da Billboard.

Um dos maiores sucesso de Weird Al é “My Bologna”, paródia da canção “My Sharona”, de The Knack. Também foi uma das canções mais difíceis que Radcliffe teve que aprender para o filme, já que precisava tocá-la no acordeon, instrumento original de Yankovic. “Foi provavelmente cerca de um mês entre eu aprender o verso de ‘My Bologna’ e o refrão, então minha namorada estava vivendo em um inferno perpétuo”, explicou Radcliffe na entrevista coletiva da produção.

Radcliffe conta que precisou aprender a tocar acordeon para o filme. “Al me enviou algumas aulas de acordeon por e-mail”, disse Radcliffe. “E, você sabe, eu fiz o que pude. É um instrumento muito difícil. Ele faz parecer muito fácil… foi divertido tentar.”

“E eu ficava no trailer ao lado do dele enquanto ele praticava”, brincou atriz Evan Rachel Wood (“Westworld”), que no filme interpreta a cantora Madonna, “namorada” de Al. O relacionamento dos dois nunca aconteceu, mas isso não impediu o filme de mostrá-los como um casal.

O filme pseudobiográfico foi escrito pelo próprio Yankovic em parceria com Eric Appel. Os dois já tinham feito um curta em 2010 para o canal “Funny of Die” contando uma versão fictícia da vida do comediante, que na ocasião foi interpretado por Aaron Paul (“Breaking Bad”). Como fez no curta, Eric Appel também assina a direção o filme, que tem produção do Funny or Die.

O elenco ainda conta com Toby Huss (“Dickinson”), Julianne Nicholson (“Lakers: Hora de Vencer”) e Rainn Wilson (“The Office”).

“Weird: The Al Yankovic Story” será lançado em 4 de novembro na plataforma americana Roku.

Veja a reação do público abaixo.