Steven Spielberg vai produzir série sobre Holocausto

O cineasta Steven Spielberg (“Amor, Sublime Amor”) vai produzir uma série limitada sobre duas irmãs, uma delas surda, que enfrentaram a perseguição nazista durante a 2ª Guerra Mundial. A série será baseada […]

Divulgação/Amblin

O cineasta Steven Spielberg (“Amor, Sublime Amor”) vai produzir uma série limitada sobre duas irmãs, uma delas surda, que enfrentaram a perseguição nazista durante a 2ª Guerra Mundial.

A série será baseada no livro “Signs of Survival: A Memoir of the Holocaust”, de Renee Hartman e Joshua M. Greene, e vai narrar a história real das irmãs Renee e Herta, duas judias que moravam com os pais na Tchecoslováquia durante a década de 1940.

Sendo a única pessoa ouvinte em uma família de surdos, Renee tinha que alertar os pais e a irmã sempre que o som de botas nazistas se aproximava de sua casa, para que pudessem se esconder. Eventualmente, porém, os pais delas foram levados e as duas irmãs precisaram fugir, em busca de um lugar seguro para se esconder.

“Signs of Survival” será desenvolvida pela divisão televisiva da Amblin (produtora de Spielberg), e será co-produzida pela atriz Marlee Matlin, primeira atriz surda vencedora do Oscar – por “Filhos do Silêncio” (1986) – e vista recentemente no filme vencedor do Oscar “No Ritmo do Coração” (2021), que também trata do tema da surdez.

“Como uma mulher surda e judia, estava em busca de uma história autêntica e nunca antes contada do Holocausto”, disse Matlin em comunicado. “Esta história real, baseada nos eventos da vida real de duas irmãs, uma surda e uma ouvinte, me inspirou a tentar trazê-la para a tela.”

A série ainda não tem cronograma de filmagem definido e nem data de estreia prevista.

Sendo ele próprio judeu, Steven Spielberg já abordou o holocausto em um de seus filmes mais premiados, “A Lista de Schindler” (1993), que venceu o Oscar de Melhor Filme e rendeu ao cineasta a cobiçada estatueta de Melhor Direção.

Atualmente, Spielberg está trabalhando na obra semi-autobiográfica “The Fabelmans”, baseada nas lembranças de sua juventude no período pós-guerra. O filme tem estreia marcada para 23 de novembro nos EUA e só 9 de fevereiro de 2023 no Brasil.