A adaptação de Sandman para o cinema quase contou com Michael Jackson. O escritor Neil Gaiman, criador do personagem, contou que isso chegou perto de acontecer nos anos 1990, quando a Warner contemplou o projeto de filmar os quadrinhos.
Em entrevista para o podcast “Happy Sad Confused”, Gaiman revelou que ficou sabendo disso quando a Warner lhe chamou para uma reunião, onde foi consultado sobre o que achava do Rei do Pop viver Morpheus.
“Em 1996, eu fui levado até a sede da Warner, onde o então presidente da Warner Bros. sentou comigo e me disse que Michael Jackson havia telefonado para ele no dia anterior, e perguntado se ele poderia estrelar como Morpheus em ‘Sandman’. Então, havia muito interesse nisso e eles acreditavam que era uma das Jóias da Coroa, e queriam saber o que eu achava. Eu disse… hmmm”, contou Gaiman, arrancando risos.
Nesta semana, Gaiman já tinha contado que trabalhou para sabotar esse filme. Em entrevista à revista Rolling Stone, ele contou que chegou a receber um roteiro da adaptação em 1998, que seria produzida por Jon Peters. Ele descreveu as páginas como “o pior roteiro que eu já li”.
Com o intuito de prejudicar aquela produção e impedir que ela acontecesse, Gaiman vazou anonimamente o roteiro para o site Ain’t It Cool News, que já foi o maior portal de notícias de cinema da internet. “E de repente, a perspectiva daquele filme acontecer foi embora”, resumiu o autor.
Após inúmeras idas e vindas, “Sandman” finalmente ganhou uma adaptação que Gaiman considera digna como série na Netflix, onde tem liderado a audiência do streaming.
Veja abaixo o trecho da entrevista do escritor com a citação a Michael Jackson.
Michael Jackson wanted to play Morpheus in THE SANDMAN. Yup, you read that right.
Watch the full #happysadconfused with @neilhimself here: https://t.co/04iXe0GGvp pic.twitter.com/vrchzPHAsU
— Josh Horowitz (@joshuahorowitz) August 26, 2022