Neil Gaiman sabotou filme de “Sandman”: “Pior roteiro que já li”

Os fãs de “Sandman” precisaram aguardar por décadas para verem uma adaptação da cultuada história em quadrinhos. Mas a espera talvez não fosse tão longa se um projeto de adaptação cinematográfica não […]

Instagram/Neil Gaiman

Os fãs de “Sandman” precisaram aguardar por décadas para verem uma adaptação da cultuada história em quadrinhos. Mas a espera talvez não fosse tão longa se um projeto de adaptação cinematográfica não tivesse sido sabotado pelo próprio autor da HQ, Neil Gaiman.

Quem fez a revelação foi ele mesmo, Neil Gaiman, em entrevista à revista Rolling Stone. Ele contou que chegou a receber um roteiro da adaptação em 1998, que seria produzido por Jon Peters, mas fez o possível para que nunca fosse filmado. Em suas palavras, aquele era “o pior roteiro que eu já li”.

“Um cara no escritório de Jon Peters me ligou e disse: ‘Então Neil, você teve a chance de ler o roteiro que lhe enviamos?’ E eu disse: ‘Bem, sim. Sim eu li. Não li tudo, mas li o suficiente.’ E ele disse: ‘Então, muito bom, né?’ E eu disse: ‘Bem, não. Realmente não é’. Ele disse: ‘Deve haver algo lá que você gostou’. Eu disse que: ‘não havia nada lá que eu adorasse’. Não havia nada lá que eu gostasse. Foi o pior roteiro que eu já li. Não era apenas o pior roteiro de ‘Sandman’. Era o pior roteiro que já recebi.”

Em suma, a história implicava que Lúcifer, Sandman e o Coríntio eram trigêmeos idênticos, que disputavam uma corrida para ver quem conseguia o rubi, o elmo e o saco de areia antes da meia-noite de 1999, porque quem conseguisse antes do início do novo milênio seria o vencedor.

Com o intuito de prejudicar aquela produção e impedir que ela acontecesse, Gaiman vazou anonimamente o roteiro para o site Ain’t It Cool News, que já foi o maior portal de notícias de cinema da internet.

“Eu me perguntei o que o Ain’t It Cool News acharia do roteiro que eles receberiam anonimamente”, contou o escritor. “E eles escreveram um artigo fabuloso falando sobre como aquele foi o pior roteiro que eles já receberam. E de repente, a perspectiva daquele filme acontecer foi embora.”

A ação de Gaiman deu o resultado esperado. Afinal, após inúmeras idas e vindas, “Sandman” finalmente ganhou uma adaptação que ele considera digna na Netflix, onde tem liderado a audiência do streaming.