Mais Você: Erro que colocou macaco em matéria de racismo gera demissão

Um erro de edição, que aconteceu no desta segunda (1/8), acabou em demissão. Enquanto Ana Maria Braga falava sobre o racismo sofrido pelos filhos de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso em Portugal, […]

Globo

Um erro de edição, que aconteceu no desta segunda (1/8), acabou em demissão. Enquanto Ana Maria Braga falava sobre o racismo sofrido pelos filhos de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso em Portugal, imagens de macacos foram exibidas na televisão.

No começo da tarde, Ana Maria Braga foi ao Twitter informar que a pessoa responsável pelo que chamou de “erro imperdoável” foi demitida.

“Sobre o VT que entrou errado enquanto eu falava de um caso de racismo no meu programa: Nós já investigamos e descobrimos quem foi a responsável pelo erro, é o tipo de erro imperdoável e, por isso, ela não faz mais parte da minha equipe”, avisou a apresentadora.

Ela não informou se o VT com os macacos entrou por um descuido pela funcionária ou se havia sido exibido propositalmente. Mas foi um simples erro, como se viu durante o programa completo da manhã.

Logo no começo, Ana abriu o programa prestando solidariedade ao casal de atores. E em seguida mencionou a reportagem exibida no “Fantástico” (TV Globo) na noite de domingo (31/8), chamando a exibição de um vídeo de uma fala de Giovanna sobre o caso. Em vez disso, foram ao ar imagens de macacos.

“Entrou um VT errado aí, a gente vai corrigir. É o VT da Giovanna, que fala da situação que ela passou”, disse Ana Maria Braga após a interrupção do vídeo.

Na sequência, a apresentadora exaltou a atriz por sua atitude: “Sabe que eu fico tão atrapalhada com esse tipo de comportamento que a gente vê em certas pessoas e que é tão comum. […] O que a Giovanna falou, falou certo. Se fosse uma mãe preta, ela poderia ser tachada de louca. Então, parabéns, Giovanna, por sua reação. Você pôs a boca no trombone pelos seus filhos e por todas as pessoas pretas que sofrem discriminação. E é assim que tem que ser”, disse.

Mais tarde, foi exibido o quadro que continha as imagens dos macacos. A matéria falava sobre Jorginho, um macaco bugio-preto nascido em cativeiro na cidade de Barreiras, na Bahia. A espécie corre risco de extinção no estado.

“Essa imagem aí que entrou fora de hora no começo do programa”, apontou a apresentadora.