Johnny Depp vai encarar mais um processo em sua carreira cada vez mais jurídica. Ele foi acusado de plágio em sua recente incursão musical com o roqueiro Jeff Beck.
Depp e Beck lançaram o disco “18” no mês passado, que reúne diversos covers e duas músicas originais. Uma delas, “Sad Motherf***in’ Parade”, foi considerada um ataque contra Amber Heard. Mas a inspiração pode ter sido bem diferente.
O musicólogo Bruce Jackson denunciou à revista Rolling Stone que a letra é plágio de um “toast” obscuro, cantado por um homem negro encarcerado e documentado por ele em 1974. A letra da poesia profana original foi escrita por um homem chamado Slim Wilson que estava cumprindo uma sentença de assalto à mão armada na Penitenciária Estadual do Missouri, quando Jackson a registrou em seu livro “Get Your Ass in the Water and Swim Like Me”, dedicado à história dos “toasts” – poesia negra maldita. O livro foi lançado com o acompanhamento de um disco com gravações de toasts.
A poesia que teria sido plagiada se chama “Hobo Ben”. E seus versos são, realmente, muito semelhantes aos de “Sad Motherf***in’ Parade”.
No toast, “Hobo Ben”, o homem do título da música está em uma festa e diz: “’Senhoras de cultura e beleza tão refinadas, há uma entre vocês que me daria vinho?/ Estou esfarrapado, eu sei , mas eu não tenho fedor/ e Deus abençoe a senhora que vai me pagar uma bebida.’/ Hattie de quadris pesados virou-se para Nadine com uma risada/e disse, ‘O que aquele filhodamãe fedido realmente precisa, criança, é um banho.’”
“Sad Motherf***in’ Parade” inclui versos semelhantes, como “Sou maltrapilho, eu sei, mas não tenho fedor”, “Deus abençoe a senhora que vai me pagar uma bebida” e “O que esse filhodamãe realmente precisa, criança, é um banho”.
“As únicas duas linhas que pude encontrar em toda a letra que [Depp e Beck] contribuíram são ‘Big time motherfucker’ e ‘Bust it down to my level’”, disse Jackson à Rolling Stone. “Todo o resto é da performance de Slim no meu livro. Eu nunca encontrei nada assim. Eu tenho publicado coisas por 50 anos e esta é a primeira vez que alguém simplesmente rasgou algo e colocou seu próprio nome nela”
Até o momento, nem Depp nem Beck comentaram as acusações.