Jamie Foxx culpa tempos politicamente corretos pelo cancelamento de sua estreia como diretor

O ator Jamie Foxx (“Dupla Jornada”) colocou a culpa no “estado da comédia” pelo cancelamento de “All-Star Weekend”, seu primeiro trabalho como diretor. O filme foi rodado em 2016, mas até hoje […]

Instagram/Jamie Foxx

O ator Jamie Foxx (“Dupla Jornada”) colocou a culpa no “estado da comédia” pelo cancelamento de “All-Star Weekend”, seu primeiro trabalho como diretor. O filme foi rodado em 2016, mas até hoje não viu a luz do dia. E o motivo da falta de lançamento seria a desaprovação atual sobre certa abordagem da produção, que se tornou politicamente incorreta.

A trama acompanha dois amigos que ganham ingressos para o evento anual da NBA e embarcam numa viagem para Los Angeles para participar do All-Star Game. Mas a jornada deles é interrompida por um punhado de personagens malucos.

Além de dirigir, Foxx também protagonizou o filme ao lado de um elenco estrelado, formado por Jeremy Piven (“Entourage”), Robert Downey Jr. (“Vingadores: Ultimato”), Benicio del Toro (“Sicário: Dia do Soldado”), Gerard Butler (“Destruição Final: O Último Refúgio”) e Eva Longoria (“Desperate Housewives”).

Mesmo assim, é possível que o filme nunca seja lançado.

“Tem sido difícil com a configuração do terreno quando se trata de comédia”, Foxx disse ao CinemaBlend. “Estamos tentando abrir os cantos sensíveis para que as pessoas voltem a rir novamente… Esperamos mantê-los rindo e levá-los direto para o ‘All-Star Weekend’, porque definitivamente estávamos indo nessa direção.”

Quando fala de “configuração do terreno”, Foxx está se referindo ao fato de o ator Robert Downey Jr. interpretar um mexicano no filme, algo que pode ser visto como racismo.

Vale lembrar que esse tipo de atitude costumava ser comum em Hollywood, quando atores brancos costumavam interpretar personagens de outras etnias. Um dos casos mais conhecidos foi o do ator Charlton Heston, que teve a sua pele escurecida com maquiagem para interpretar um personagem mexicano no clássico “A Marca da Maldade” (1958), de Orson Welles.

A prática era comum até pouco tempo. Na década de 1990, por exemplo, um estúdio chegou a cogitar contratar a atriz Julia Roberts para interpretar a ex-escrava e abolicionista Harriet Tubman. Mas, após décadas de luta das melhor representatividade, esse tipo de escalação não é mais praticada – ou ao menos não costuma ser.

O próprio Downey Jr. já se envolveu numa polêmica similar quando interpretou um personagem negro na comédia “Trovão Tropical” (2008). Aliás, esse foi o motivo de o ator ser contratado para “All-Star Weekend”. “Liguei para Robert e disse: ‘Preciso que você interprete um mexicano’. Você interpretou o cara negro e você arrasou com essa merda'”, explicou Foxx em entrevista ao podcast de Joe Rogan, em 2017.

Já o ator Jeremy Piven declarou, em entrevista ao programa “Get Some with Gary Owen”, que os fãs “nunca verão” o filme porque “Jamie não quer lançá-lo”.

“É uma daquelas coisas em que Foxx é provavelmente o cara mais talentoso que eu já conheci”, disse Piven. “Eu tive o melhor momento da minha vida… Foxx é muito duro consigo mesmo. Ele é um desses caras, você sabe, ele quer que seja perfeito, então ele está segurando essa coisa por cinco anos”, explicou ele.

Por enquanto, não há previsão de lançamento de “All-Star Weekend”.