Demissão de Fred Savage de “Anos Incríveis” aconteceu após denúncias de assédio

Uma reportagem da revista The Hollywood Reporter apurou os motivos que levaram a Disney a tomar a decisão de demitir Fred Savage do reboot de “Anos Incríveis” (The Wonder Years). Bastante identificado […]

Divulgação/Fox

Uma reportagem da revista The Hollywood Reporter apurou os motivos que levaram a Disney a tomar a decisão de demitir Fred Savage do reboot de “Anos Incríveis” (The Wonder Years).

Bastante identificado com a série original os anos 1980 por ter vivido seu protagonista mirim, Savage trabalhava como produtor e diretor na nova versão e foi acusado de assédio moral por colegas da produção antes de seu desligamento.

A publicação ouviu mulheres que trabalharam no reboot, que afirmaram terem conhecido dois lados de Savage: um carismático e aparentemente altruísta e outro muito mais sombrio e irritado. Segundo elas, ele poderia alternar de uma persona a outra em um instante e, nesses momentos, “seus olhos pareciam mortos”. Segundo uma das fontes, Savage nunca teve esse comportamento na frente de atores ou executivos: “Eles viam seu rosto absolutamente perfeito”.

A matéria também cita um relacionamento suspeito entre Savage, que tem 46 anos e é casado com três filhos, com uma colega de equipe muito mais jovem, apontado pelas fontes como um dos principais motivos para o movimento de denúncia ao ator. Ela a teria convidado para seu alojamento, dava presentes e prometia trabalhos em seu futuro.

Em nota, o ator afirmou: “Desde que tinha seis anos de idade, trabalhei em centenas de sets com milhares de pessoas e sempre lutei para contribuir com um ambiente de trabalho seguro, inclusivo e cheio de apoio. É devastador ver que há colegas que pensam que falhei nisso. Enquanto há alguns incidentes sendo reportados que absolutamente não aconteceram e nem poderiam acontecer, qualquer pessoa que disse se sentir ferida ou ofendida pelas minhas ações é gente demais. Eu trabalharei para mudar qualquer comportamento que afetou alguém negativamente, já que nada nesse mundo é mais importante para mim que ser um bom colega de trabalho, um marido, um pai e uma pessoa colaborativa”.

A equipe de produção e a rede americana ABC demitiram Fred Savage em maio passado, após realizarem uma investigação sobre sua conduta no set da atração.

Savage enfrentou três alegações separadas e cooperou com a investigação.

A decisão de demiti-lo não deve ter sido fácil pela identificação de Savage tem longa ligação com “Anos Incríveis”.

A versão original dos anos 1980 girava em torno de uma família de classe média dos 1960, que tinha sua típica vida suburbana recortada pelo olhar do pequeno Kevin Arnold, então vivido pelo menino Fred Savage. A nova versão, lançada em setembro do ano passado, repete a premissa, mas desta vez com todo o contexto histórico apresentado pelo ponto de vista de uma criança negra.

O eterno Kevin dirigiu oito episódios do reboot. Ele dirige séries desde 1999 e já contabilizava a realização de capítulos de mais de 70 atrações diferentes no currículo.

Mas a atual acusação de má conduta não foi a primeira na carreira do astro.

Em 2018, a atriz Alley Mills apresentou alegações de que o cancelamento do “Anos Incríveis” original foi consequência de um processo de assédio sexual movido contra seus colegas de elenco Savage (então com 16 anos) e Jason Hervey (então com 20 anos), que ela disse ter sido resolvido fora do tribunal. Mills interpretou a mãe de seus personagens na série.

No mesmo ano, uma integrante da equipe de “The Grinder” entrou com uma ação na Justiça, acusando o ator de atacá-la e assediá-la no set da série em 2015. Na época, Savage chamou as alegações de “completamente sem mérito e absolutamente falsas”, enquanto a 20th Television, que produziu o programa, afirmou que, após uma investigação sobre as alegações, não encontrou evidências de irregularidades da parte de Savage. Esse processo também acabou sendo resolvido fora do tribunal.

As acusações provavelmente são um choque para uma geração que cresceu com Savage e seus personagens infantis extremamente populares: além de Kevin Arnold, ele interpretou o neto para quem Peter Falk lia a história do clássico “A Princesa Prometida” (1987).

O novo “Anos Incríveis” foi lançado no Brasil pela plataforma Disney+.