Academia Europeia de Cinema vai homenagear Margarethe von Trotta com prêmio de carreira

A atriz, roteirista e cineasta alemã Margarethe von Trotta (“Hannah Arendt – Ideias Que Chocaram o Mundo”) será homenageada na 35ª edição do European Film Awards, premiação da Academia Europeia de Cinema. […]

Divulgação/Bioskop Film

A atriz, roteirista e cineasta alemã Margarethe von Trotta (“Hannah Arendt – Ideias Que Chocaram o Mundo”) será homenageada na 35ª edição do European Film Awards, premiação da Academia Europeia de Cinema.

Von Trotta vai receber o Prêmio pelas Realizações da Carreira por sua “contribuição única para o mundo do cinema” durante o evento anual da Academia, marcado para o dia 10 de dezembro em Reykjavik, capital da Islândia.

Nascida em 21 de fevereiro de 1941, em Berlim, von Trotta começou sua carreira atuando no teatro e trabalhando na TV.

Em 1970, ela começou a atuar para Rainer Werner Fassbinder, um dos maiores cineastas alemães de todos os tempos, em filmes como “Deuses da Peste” e “O Soldado Americano”.

Sem abandonar a atuação, Margarethe von Trotta começou a se aventurar por outras áreas, trabalhando primeiro como roteirista no filme “Fogo de Palha” (1972), que ela também estrelou para Volker Schlöndorff, e posteriormente como co-diretora em “A Honra Perdida de Katharina Blum”, ao lado de Schlöndorff – com quem foi casada de 1971 a 1991.

Sua estreia como cineasta-solo foi no filme “O Segundo Despertar de Christa Klages” (1978), sobre três pessoas que assaltam um banco para ajudar uma creche que está endividada. Desde então, ela se tornou uma das principais diretoras do cinema autoral europeu.

Seus créditos incluem “Marianne & Juliane” (1981), vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza, e “Rosa Luxemburgo” (1986), que rendeu a Barbara Sukowa o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes.

Outros trabalhos de destaque foram os dramas “Três Irmãs” (1988), “As Mulheres da Rosenstrasse” (2003) e “Hannah Arendt – Ideias Que Chocaram o Mundo” (2012), biografia da famosa acadêmica judeu-alemã.

Seus trabalhos mais recentes foram um documentário sobre o cineasta Ingmar Bergman e o longa de ficção “Bachmann & Frisch”, que narra a relação entre os escritores Ingeborg Bachmann e Max Frisch.

A homenagem da Academia Europeia não será a primeira a reconhecer os méritos da carreira de Margarethe von Trotta. Ela já foi agraciada com o Prêmio Dragão Honorário no Festival de Cinema de Göteborg, em 2013, e com o prêmio de honra do Festival Internacional de Cinema de Valladolid, em 2018, entre muitos outros.