“A Casa do Dragão” bate recorde de público na HBO e HBO Max

A estreia de “A Casa do Dragão” atraiu um público recorde para a HBO nos EUA. O prólogo de “Game of Thrones”, que se passa cerca de 200 anos antes da série […]

Divulgação/HBO

A estreia de “A Casa do Dragão” atraiu um público recorde para a HBO nos EUA.

O prólogo de “Game of Thrones”, que se passa cerca de 200 anos antes da série anterior, atraiu quase 10 milhões de espectadores em todas as plataformas nos Estados Unidos, informou a HBO em comunicado.

Com isso, “A Casa do Dragão” rendeu a maior audiência de única noite para o canal desde o final de “Game of Thrones”, que atraiu 19,3 milhões de espectadores ao vivo em sua despedida em maio de 2019. Desde então, a melhor contagem de uma noite tinha sido o final da 2ª temporada de “Euphoria” em fevereiro deste ano, que teve 6,6 milhões de espectadores multiplataforma.

Mas este não foi o único desempenho surpreendente da produção. Os números de “A Casa do Dragão” representam a maior estreia de série na história da HBO. Nenhuma outra série juntou tanto público para assistir seu primeiro episódio.

A noite de domingo (21/8) também registrou o melhor desempenho de um lançamento simultâneo na HBO Max nos EUA, América Latina e no combo denominado EMEA – Europa, Oriente Médio e África. Mas, como de costume, os números de streaming não foram divulgados.

“Foi maravilhoso ver milhões de fãs de ‘Game of Thrones’ retornarem conosco a Westeros na noite passada”, disse Casey Bloys, chefe de conteúdo da HBO e HBO Max, em comunicado.

“‘A Casa do Dragão’ apresenta um elenco e equipe incrivelmente talentosos que colocaram seu coração e alma na produção, e estamos em êxtase com a resposta positiva dos espectadores. Estamos ansiosos para compartilhar com o público o que mais George [RR Martin], Ryan [Condal] e Miguel [Sapochnik] têm reservado para eles nesta temporada”.

“A Casa do Dragão” foi desenvolvida pelo roteirista Ryan J. Condal (criador da série sci-fi “Colony”) e é baseada num livro já publicado da saga, “Fogo & Sangue”. A atração é centrada na família Targaryen, o clã de Daenerys, e se passa 200 anos antes dos eventos de “Game of Thrones”.

A trama se concentra na crise de sucessão do Rei Viserys (Paddy Considine, de “Peaky Blinders”), após ele escolher sua filha, a princesa Rhaenyra Targaryen (Emma D’Arcy, de “Truth Seekers”, na versão adulta), como herdeira do Trono de Ferro. Apesar de preparada para reinar desde jovem, sua ascensão não é aceita por aqueles que preferem um homem no poder: o irmão do rei, príncipe Daemon Targaryen, vivido por Matt Smith (“Doctor Who”).

A lista de personagens importantes na conspiração ainda destaca Rhys Ifans (“O Espetacular Homem-Aranha”) como o Mão do Rei (a segunda posição oficial mais poderosa nos Sete Reinos), Olivia Cooke (“Bates Motel”) como sua filha Alicent Hightower e Steve Toussaint (“It’s a Sin”) como Lord Corlys Velaryon, a Serpente do Mar.

A 1ª temporada de “A Casa do Dragão” tem um total de 10 episódios, com exibição aos domingos no canal pago HBO e no serviço de streaming HBO Max.