Versão 4k de “Deus e o Diabo na Terra do Sol” estreia na Cinemateca

Após passar pelo Festival de Cannes, na França, a versão restaurada de “Deus e o Diabo na Terra do Sol” estreia nesta quarta (6/7) no Brasil, com uma sessão especial na Cinemateca […]

Divulgação/Copacabana Filmes

Após passar pelo Festival de Cannes, na França, a versão restaurada de “Deus e o Diabo na Terra do Sol” estreia nesta quarta (6/7) no Brasil, com uma sessão especial na Cinemateca Brasileira de São Paulo. O longa será exibido na área externa do espaço, em versão 4k, e acompanhado por debate com participação dos responsáveis pela restauração, o produtor Lino Meireles e a cineasta Paloma Rocha, filha do cineasta Glauber Rocha.

A restauração foi realizada na Cinecolor, empresa parceira da Cinemateca Brasileira.

A cópia original estava armazenada na Cinemateca, em São Paulo, e consistia de cinco latas de negativos 35mm em perfeitas condições. Por sorte, os rolos não estavam no local que pegou fogo e que guardava parte do acervo de Glauber Rocha, considerado perdido até um relato oficial dar conta do desastre causado pelo incêndio.

“Deus e o Diabo na Terra do Sol” é uma das obras mais importantes do cinema brasileiro. Ao ser apresentado no Festival de Cannes de 1964, arrancou tantos elogios da crítica internacional que acabou dando ao Cinema Novo o status de um dos mais importantes movimentos cinematográficos do mundo.

A obra-prima de Glauber Rocha junta os temas da seca, exploração religiosa dos mais pobres e criminalidade numa espécie de western caboclo. A trama segue o vaqueiro Manuel (Geraldo del Rey) e sua esposa Rosa (Yoná Magalhães) em fuga para o sertão, após ele matar um coronel que tenta enganá-lo. No meio do deserto, eles encontram duas figuras icônicas: Sebastião (inspirado em Antonio Conselheiro e vivido por Lidio Silva), que se diz divino, e o cangaceiro Corisco (Othon Bastos), que se descreve como demoníaco. Enquanto isso, o mercenário Antonio das Mortes (Maurício do Valle) está em seu encalço.

Vale lembrar que o filme ganhou uma sequência, “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro” (1969), centrada no personagem Antonio das Mortes.

Veja abaixo o trailer da versão restaurada.