Twitter/Ludmilla

Ludmilla é artista do ano no MTV Miaw 2022

A MTV fez sua festa nacional de premiação na noite desta terça (26/7), no Vibra Hall em São Paulo, entregando vários Miaws, um prêmio meio musical, que substituiu a tradicional versão local dos VMAs (Video Music Awards).

O MTV Miaw não premia apenas clipes e melhores artistas. Ao estilo do americano Shorty Awards, mira especialmente celebridades diversas das mídias sociais e consagra quem tem maior engajamento nas redes. Neste ano, diminuíram as categorias em idioma portinglês, mas o evento entregou nada menos que 34 prêmios – “apenas” uma dúzia a mais que o VMAs americano.

Mesmo com mais prêmios em 2022, várias categorias “novidosas” de 2021 caducaram e foram limadas, como duas de Reeleire. A maioria dos prêmios é batizada com gírias, o que faz com que também mudem todo o ano. Zika do Baile, por exemplo, sumiu em 2022, reforçando que o Miaw não se preocupa com continuidade.

O detalhe é que o déficit de atenção não se limita às categorias transitórias. MC Soffia disputava prêmio, mas seu convite para o evento foi para ficar na pista, no meio do público – enquanto TikTokers ocupavam o setor Vip. Teve mais sorte que a ex-BBB Rizia Cerqueira, que concorria ao troféu Black Star Rising e não foi convidada. Pior ainda: Tata Estanieck e Boo, que disputavam o troféu de Dupla, além de não receberem convite, só descobriram que o prêmio estava acontecendo pelas redes sociais.

Os gatinhos mais importantes da noite foram para Ludmilla, que venceu o troféu de Artista Musical do ano, Jão, premiado pelo Albaum (assim mesmo) do Ano, Pedro Sampaio, autor do Hino do Ano, e Manu Gavassi por Clipão da P#[email protected]

Ludmilla superou Anitta, Luísa Sonza, Gloria Groove, Pedro Sampaio e outros para levar seu troféu de gato cor-de-rosa. Mas perdeu a disputa de álbum para “Pirata”, de Jão, de música para “Dançarina”, de Pedro Sampaio, e de clipe para “Bossa Nova”, da Manu.

A lista de premiados também incluiu Gkay (Ícone Miaw), Virginia e Zé Felipe (Dupla de Milhões), Any Gabrielly (From Brazil!), o quarteto Pocah, Lara Silva, MC Mirella e Tainá Costa (Feat. Nacional) e muitos outros. Mas nem Anitta nem Luísa Sonza foram consagradas, apesar de indicadas em várias categorias. Não faltaram deboches ao prêmio pela “falha técnica”.

Com apresentação da atriz Camila Queiroz e do rapper Xamã, o evento contou com homenagem a Elza Soares, presença prestigiosa do pet de Luiza Sonsa, beijo farofeiro de Boca Rosa e Gkay, muitos looks prontos pra virar memes e performances de Ludmilla, Jão, Matuê, Wiu, Luísa Sonza, Pedro Sampaio, Skank, Zakes Bantwini e MC Pedrinho.

A festa da premiação com todos os vencedores e shows será exibida às 21h de quinta-feira (28/7) na MTV brasileira.