Julianne Moore vai presidir Festival de Veneza 2022

A atriz americana Julianne Moore, vencedora do Oscar por “Para Sempre Alice” (2014), foi anunciada nesta sexta-feira (15/6) como presidente do júri da 79ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza. […]

Instagram/La Biennale di Venezia

A atriz americana Julianne Moore, vencedora do Oscar por “Para Sempre Alice” (2014), foi anunciada nesta sexta-feira (15/6) como presidente do júri da 79ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza.

O anúncio oficial foi feito pelo diretor artístico de Veneza, Alberto Barbera.

Além do Oscar, Julianne Moore também já ganhou os prêmios de atuação nos três maiores festivais de cinema da Europa: em Berlim por “As Horas” (2002), em Cannes por “Mapas para as Estrelas” (2014) e no próprio Festival de Veneza por “Longe do Paraíso” (2002).

Ela vai suceder o cineasta Bong Joon-ho (“Parasita”), que atuou como presidente do júri de Veneza em 2021.

Além de Moore, o time de jurados desta edição contará com a cineasta francesa Audrey Diwan, que venceu o Leão de Ouro passado com seu filme “O Acontecimento” (em cartaz no Brasil), o argentino Mariano Cohn (“Concorrência Oficial”), o italiano Leonardo di Costanzo (“L’intervallo”), o espanhol Rodrigo Sorogoyen (“As Bestas”), a atriz iraniana Leila Hatami (“A Separação”) e o escritor/roteirista japonês Kazuo Ishiguro (“Vestígios do Dia”).

Eles serão responsáveis por entregar o Leão de Ouro e outros prêmios aos filmes em competição no evento italiano, que este ano acontecerá entre os dias 31 de agosto e 10 de setembro na cidade de Veneza.