Florence Pugh publica “manifesto” após comentários machistas sobre seus seios

A atriz Florence Pugh, intérprete de Yelena Belova, a nova Viúva Negra da Marvel, desafiou a política do Instagram referente à exposição de seios nus com a publicação de uma série de […]

Instagram/Florence Pugh

A atriz Florence Pugh, intérprete de Yelena Belova, a nova Viúva Negra da Marvel, desafiou a política do Instagram referente à exposição de seios nus com a publicação de uma série de fotos num vestido rosa transparente da grife Valentino. “Tecnicamente, eles estão cobertos”, ela provocou, comentando as primeiras fotos, em que aparece posando para paparazzi em um desfile de moda em Roma, Itália, na semana passada.

O que ela não esperava era receber uma avalanche de críticas machistas em relação ao tamanho e formato de seus seios.

Os comentários foram rebatidos num segundo post, com mais fotos e closes no vestido transparente. E um textão e tanto. O que era para ser um momento de “sonho de princesa cor-de-rosa” acabou virando um verdadeiro manifesto.

Leia a íntegra do texto da atriz abaixo.

“Escutem, eu sabia que, ao usar aquele incrível vestido de Valentino, não teria como escapar de comentários. Fossem negativos ou positivos, sabíamos o que estávamos fazendo. Eu estava animada para usá-lo, nem um pouco nervosa. Nem antes, durante ou mesmo agora depois.

O que acabou sendo interessante foi testemunhar como é fácil para os homens destruir totalmente o corpo de uma mulher, publicamente, com orgulho, para todos verem. Vocês fazem isso até com perfis de Instagram que descrevem seus cargos e publicam seus e-mails de trabalho…

Não é a primeira vez e certamente não será a última que uma mulher vai ouvir comentários sobre que há de errado com seu corpo, dito por uma multidão de estranhos. O que é preocupante é como alguns homens podem ser vulgares.

Felizmente, cheguei a um bom termo sobre as particularidades do meu corpo, que me fazem, eu, feliz com todas as ‘falhas’ que não suportava quando tinha 14 anos. Muitos de vocês quiseram me dizer agressivamente como estavam desapontados com meus ‘peitos pequenos’, ou como eu deveria ficar envergonhada por ser tão ‘peito chato’. Eu vivo no meu corpo há muito tempo. Tenho plena consciência do tamanho dos meus seios e não tenho problema com isso.

O que é mais preocupante é…. Por que vocês têm tanto medo de seios? Pequenos? Grandes? Esquerdo? Direito? Apenas um? Talvez nenhum? Isto. É. Tão. Aterrador.

Isso me faz pensar o que será que aconteceu com vocês para ficarem tão chateados com o tamanho dos meus seios e o meu corpo? Sou muito grata por ter crescido em uma casa com mulheres muito fortes, poderosas e cheias de curvas. Fomos criados para encontrar poder nas dobras do nosso corpo. Para falar alto sobre estar confortável. Sempre foi minha missão nesta indústria dizer ‘foda-se isso e fodam-se vocês’ sempre que alguém espera que meu corpo se transforme em um tópico para definir o que é quente ou sexualmente atraente.

Eu usei aquele vestido porque eu sei disso. Se ser abusivo publicamente em relação às mulheres em 2022 é tão fácil para vocês, então a resposta é que vocês não sabem das coisas. Cresçam. Respeitem as pessoas. Respeitem seus corpos. Respeitem todas as mulheres. Respeitem todos os seres humanos. A vida vai ficar muito mais fácil, eu prometo.

E tudo por causa de dois mamilos bonitinhos…”