Divulgação/MUBI

Alex Law (1953-2022)

O cineasta Alex Law, do filme premiado “Echoes of the Rainbow”, faleceu num hospital de Hong Kong no sábado (2/7), de causa não informada, aos 69 anos.

Law começou a carreira como roteirista nos anos 1980, trabalhando com a famosa cineasta Mabel Cheung, que conheceu enquanto estudava na Universidade de Nova York. Juntos, fizeram a “Trilogia da Migração”, formada pelos filmes “Illegal Immigrant” (1985), “An Autumn’s Tale” (1987) e “Eight Tales of Gold” (1989), que ele escreveu e ela dirigiu, além do hit de 1997 da diretora, “The Soong Sisters”, estrelado por Maggie Cheung e Michelle Yeoh.

Com a ajuda de Cheung, Law passou à direção em 1988, filmando um roteiro compartilhado com a colega. “Painted Faces” venceu 11 prêmios internacionais, inclusive Melhor Filme de Estreia no Festival de Chicago.

Apesar disso, sua filmografia como diretor teve apenas mais dois títulos.

Também coescrita por Cheung, a comédia “Now You See It, Now You Don’t” foi lançada em 1992. E em 2010 Cheung produziu “Echoes of the Rainbow”.

O filme sobre os altos e baixos de uma família de Hong Kong e sua sapataria, vista pelos olhos de seu excêntrico filho de oito anos, foi o último dirigido por Law. “Echoes of the Rainbow” venceu o Urso de Cristal de Melhor Filme da seção Generation Kplus do Festival de Berlim e outros nove troféus na Ásia.