Divulgação/EMI

“Stranger Things” coloca Kate Bush no Top 10 da Billboard

Embora “As It Was” de Harry Styles seja a música mais ouvida dos EUA pela quinta semana consecutiva, é um clássico de 1985 de Kate Bush que tem sido a canção mais falada e comentada nos últimos dias no mercado americano. Nesta semana, também virou uma das mais tocadas.

“Running Up That Hill” apareceu pela primeira vez no Top 10 da revista Billboard, a principal parada de sucessos dos EUA. Estreou em 8º lugar, apesar de ter sido lançada há 37 anos.

Na época do single original, a gravação atingiu apenas a 30ª posição.

O fenômeno tem nome: “Stranger Things”. A música é ouvida durante vários capítulos da recém-lançada 4ª temporada da série da Netflix, além de se destacar em participação importante, integrando a trilha e também o roteiro da cena mais eletrizante dos novos episódios.

De forma impressionante, a série rendeu o primeiro hit da cantora nos EUA.

Bem-sucedida no Reino Unido, Kate Bush sempre teve dificuldades para ter suas músicas tocadas do outro lado do Atlântico. Apesar de ter sua primeira música registrada no Top 100 da Billboard em 1979, só agora, com “Stranger Things”, ela penetrou no Top 10.

Os fãs da série da Netflix também impulsionaram “Running Up That Hill” à liderança da parada de comercialização digital da Billboard. Foi a música mais comercializada da semana, com 18,3 mil singles digitais vendidos.

Também foi a 6ª música mais ouvida na parada de streamings, acionada 17,5 milhões de vezes nas plataformas musicais.

Além disso, tocou 392 mil vezes nas estações de rádio do país.

O mais interessante é que Kate Bush costuma impedir que filmes e séries usem suas músicas. Ela aceitou desta vez porque já era fã de “Stranger Things” e, ao receber os roteiros, adorou a forma como “Running Up That Hill” seria incorporada na trama.

No fim de semana, ela usou seu site pessoal para agradecer aos fãs da série pela redescoberta da canção de 1985.

“Vocês devem ter ouvido que a primeira parte da nova e fantástica série ‘Stranger Things’ foi lançada recentemente na Netflix. Ele apresenta a música ‘Running Up That Hill’, que está ganhando um novo sopro de vida por parte dos jovens fãs que amam a série – eu também amo!”, ela escreveu.

Importante observar que o feito de “Running Up That Hill” é raro.

É muito difícil uma música tão antiga conseguir entrar no Top 10 da Billboard. Mesmo mortes de artistas célebres não conseguem recuperar sucessos históricos. Nem mesmo clássicos natalinos entram no topo das paradas durante a época festiva. O único caso que vem à mente foi o estouro de “Bohemian Rhapsody” do Queen, que chegou ao 2ª lugar em 1992, impulsionada por uma cena hilária do filme “Quanto Mais Idiota Melhor”.