Sr. Barriga vira garoto-propaganda da Serasa

O ator mexicano Edgar Vivar reviveu seu personagem mais famoso, o Sr. Barriga, num comercial lançado nesta semana pela Serasa. A empresa de análise de crédito usou o dono da vila de […]

Divulgação/Serasa

O ator mexicano Edgar Vivar reviveu seu personagem mais famoso, o Sr. Barriga, num comercial lançado nesta semana pela Serasa. A empresa de análise de crédito usou o dono da vila de Chaves para oferecer facilidade de pagamentos para endividados, com direito a ato falho de “14 meses” na apresentação.

A piada é referência a uma situação persistente em “Chaves”. Durante quase toda a série, o Sr. Barriga tentou cobrar o aluguel atrasado do Seu Madruga (Ramón Valdés), que sempre estava devendo 14 meses.

Para pagar a dívida, o pai da Chiquinha se virou nos 30, arranjando emprego de mecânico, sapateiro, cabeleireiro, gesseiro, pintor e até tentou receber recompensa para devolver cachorro que ele mesmo roubou. Mas nunca conseguiu diminuir a cobrança.

De fato, em um episódio o Sr. Barriga despejou Seu Madruga e Chiquinha, após se completar 15 meses de atraso. Mas daí se arrependeu, ao perceber que ele não tinha para onde ir. No final, o proprietário perdoou toda a dívida inventando a história de que teria ganhado dinheiro ao apostar contra o Seu Madruga numa luta de boxe que o inquilino perdeu.

Mesmo fora do ar devido a um desacordo entre a rede mexicana Televisa e os herdeiros de Roberto Gómez Bolaños (criador de Chaves), a série continua popular o suficiente para fazer Vivar, aos 73 anos, revisitar seu famoso cobrador de dívidas.

Ele está um pouco diferente: mais velho, magro e com uma barba que não existia antes. Mas a voz é a mesma: a do dublador oficial do personagem na série, Gustavo Berriel.