Como os simpáticos Minions viraram bolsominions no Brasil

A chegada de “Minions 2 – A Origem de Gru” aos cinemas nesta quinta (30/6) traz de volta as pequenas e atrapalhadas criaturas amarelas, que se popularizaram após surgirem como coadjuvantes em […]

Divulgação/Universal

A chegada de “Minions 2 – A Origem de Gru” aos cinemas nesta quinta (30/6) traz de volta as pequenas e atrapalhadas criaturas amarelas, que se popularizaram após surgirem como coadjuvantes em “Meu Malvado Favorito” (2010). O sucesso tornou os Minions parte da cultura pop do século 21, motivando a criação de brinquedos, jogos, roupas, acessórios e uma série de filmes próprios, além de um “movimento político”. No Brasil, as simpáticas criaturinhas originaram o termo “bolsominion” para denominar os seguidores não tão agradáveis de Jair Bolsonaro.

Nos filmes, os Minions são devotados seguidores de seu mestre, um vilão com planos para conquistar o mundo. Eles já seguiram Drácula, Napoleão e, na história que se desdobra desde “Meu Malvado Favorito”, o vilão Gru. A analogia com os seguidores de Bolsonaro também acontece por conta da cor dos pequenos, amarela como a camisa da CBF, usada em larga escala em manifestações a favor de Bolsonaro. Além disso, a devoção dos Minions é tão grande que não há qualquer contestação, mesmo diante de situações absurdas e altamente questionáveis.

O termo “bolsominion” não tem autoria definida, mas depois que surgiu virou meme imediato e foi rapidamente incorporado ao vocabulário cotidiano do país, sendo adotado por pessoas de todos os espectros políticos – inclusive pelo próprios bolsominions, orgulhosos pela denominação. Se os opositores se valem da devoção incondicional dos Minions para expor uma postura acrítica e conivente, os partidários de Bolsonaro fazem questão de exaltar justamente a devoção à causa de seu líder.

Uma olhada rápida na timeline do Twitter desta quinta (30/6) aponta o uso do termo por várias pessoas, entre elas o cantor Otto, o influenciador Felipe Neto, o jornalista Guga Noblat, entre muitos outros, para criticar o governo. Por outro lado, muitas outras pessoas se assumem “bolsominions com muito orgulho”, como a vereadora Jessicão, de Londrina/PR, que no domingo (26/6) postou um tuite saudando todos os bolsominions e obteve mais de 2 mil curtidas, 60 respostas e 200 retuites à interação.

Seja como for, em “Minions 2 – A Origem de Gru”, está em cartaz com mais motivos para os Minions seguirem como sucesso de todos os públicos, independente de predileção política.