Protestos crescem e Sindicato pode impedir estreia de Jade Picon em novela

A informação de que Jade Picon pode estrelar “Travessia”, próxima novela das 21h da Globo, tem desagradado muitos atores e agora chegou ao Sated-RJ (Sindicato dos Artistas do Rio de Janeiro). O […]

Divulgação/Globo

A informação de que Jade Picon pode estrelar “Travessia”, próxima novela das 21h da Globo, tem desagradado muitos atores e agora chegou ao Sated-RJ (Sindicato dos Artistas do Rio de Janeiro). O presidente da organização lamentou a escolha e espera ver toda a documentação para permitir que ela possa trabalhar como atriz.

“Não acho justo ela tomar um espaço em qualquer emissora de televisão e a gente vai tomar as medidas cabíveis para que isso não aconteça. E a categoria vai nos apoiar”, declarou o presidente do Sated-RJ, Hugo Gross, ao site Em Off.

Caso a Globo não cumpra com trâmites legais necessários, o sindicato pode impedir que ela participe da novela.

“Ter o DRT significa poder trabalhar com dignidade. [Ser] Influencer não é requisito profissional, muito menos ter número de seguidores”, comentou Carlos Vereza sobre o assunto no Instagram, referindo-se também a uma iniciativa polêmica dos diretores de casting de definir escalações baseadas em influência nas redes sociais.

Diversas atrizes com passagem na Globo também criticaram a contratação. “Lamento é ver uma série de amigos talentosos sem a oportunidade. Porque não têm seguidores, porque não passam no edital sem um nome famoso no elenco”, afirmou Guilhermina Libanio, de “Órfãos da Terra”.

“Sem comentários. Amanhã vou acordar e virar médica ou, quem sabe, advogada. Bora que estudar não está com nada”, criticou a ex-“Malhação” Anna Rita Cerqueira ao debochar da escolha de Picon.

“Duvido aguentar um dia. Nossa profissão é pra gente qualificada, não tem glamour, não é fácil e não é qualquer um que faz”, apontou Nina Tomsic, de “Quanto Mais Vida Melhor”. “Isso é no mínimo um desestímulo pra tantas pessoas da profissão que batalham há anos por uma oportunidade nesse mercado de trabalho bizarro. Ficar 14 horas por dia trabalhando é só pra quem não vive de outra forma. É uma batalha a cada dia. Não tem glamour. É um trabalho como todos os outros e assim como todos os outros o registro profissional deve ser respeitado”, disparou.

Ana Hikari, conhecida como uma das “As Five” e que também está em “Quanto Mais Vida Melhor”, repostou o desabafo da colega e ainda acrescentou: “Nossa profissão não é brincadeira. Não tem glamour. Não é moleza. A gente estuda pra car**** pra tá aqui”.

Vale lembrar que o sindicato quase impediu outra ex-BBB, Rafa Kalimann, de trabalhar na série “Rensga Hits!”, futura atração do Globoplay, por não ter o registro profissional de atriz. Mas ela se dedicou e adquiriu o DRT, seguindo na produção.

De todo modo, Jade não é a primeira ex-BBB a virar atriz de novela. Juliana Alves saiu do “BBB 3” para “Chocolate com Pimenta” (2005) e Grazi Massafera do “BBB 5” direto para “Páginas da Vida” (2006). Nove anos depois, Grazi foi indicada ao troféu Emmy Internacional de Melhor Atriz por “Verdades Secretas”.

Além disso, há várias ex-modelos entre as atrizes mais bem pagas do país, uma tradição que vem desde Vera Fischer nos anos 1970 e segue firme nesses dias de Camila Queiroz.

Até o momento, não há confirmações oficiais da participação de Jade na novela ou o posicionamento dos envolvidos sobre o assunto. A menos que se considere um vídeo no Stories da ex-BBB em que ela canta uma versão debochada de “Olha”, da banda Lagum. A letra diz: “Vê se não é um lindo dia para ofender alguém, principalmente se alguém sou eu”.