Escalação de Jade Picon em novela vira polêmica

A confirmação de que Jade Picon vai estrelar a próxima novela das 21h da Globo gerou polêmica.

Muitos apontaram que Douglas Silva, ator profissional que participou do mesmo reality show que a influencer, não recebeu proposta para estrelar uma novela após o final do “BBB 22”. E ele foi finalista do programa.

De um modo geral, o ponto mais apontado foi a falta de experiência de Jade como atriz. E a atriz atriz Anna Rita Cerqueira, ex-“Malhação”, foi a voz mais contundente neste protesto. Ela usou seu Stories do Instagram para lamentar a vulgarização de sua profissão. “Meus 10 anos de curso de teatro se encontram de luto após essa notícia”.

Em outro post, ela lembrou que, ao sair do “BBB 22”, Jade disse ter “vontade de se aventurar no teatro”.

“Se aventurar no teatro (risos). Na minha época isso significava anos de estudo e panfletário pra encher o teatro e receber por fim de semana, às vezes, o que não paga nem a ida e volta para o teatro. Sem comentários. Amanhã eu vou acordar e vir a médica, ou quem sabe advogada… Bora que estudar não está com nada”, ironizou.

Depois disso, ainda fez vídeos dizendo que tinha decidido tomar uma atitude importante inspirada pelos últimos desenvolvimentos: a partir de agora, ela é cientista. Decidiu e virou.

A atriz ressaltou que não tem nada contra Jade, mas sim contra a prioridade da Globo em dar papéis para influenciadores digitais e não para atores. “Podia ser qualquer pessoa que nunca tivesse atuado ou estudado se escolhida, não foi algo em relação a ela e sim o que representa”, contou.

De fato, há denúncias cada vez mais seguidas de testes de elenco que perguntam para atores quantos seguidores têm no Instagram, condicionando a escalação à influência digital e não ao desempenho artístico.

Jade Picon tem mais de 20 milhões de seguidores no Instagram e, segundo o jornal Extra, do grupo Globo, teria sido aprovada para integrar a novela “Travessia” após fazer teste ao lado de Chay Suede (“Minha Fama de Mau”), que será seu par na trama escrita por Gloria Perez.

Vale considerar outros lados da questão. Douglas Silva não fará novela mas, segundo sua assessoria, tem projetos encaminhados na Globo, inclusive para sua filha. E Jade não é a primeira ex-BBB a virar atriz. Ou esqueceram que Juliana Alves saiu do “BBB 3” para “Chocolate com Pimenta” (2005) e Grazi Massafera do “BBB 5” direto para “Páginas da Vida” (2006)? Nove anos depois, Grazi foi indicada ao troféu Emmy Internacional de Melhor Atriz por “Verdades Secretas”. Além disso, há várias ex-modelos entre as atrizes mais bem pagas do país, uma tradição que vem desde Vera Fischer nos anos 1970.

Para completar, os fãs de Jade não deixaram passar a oportunidade para zoar o rival dela no “BBB 22”. Depois de ser cotado para estrelar a mesma novela, o campeão do reality show não fechou contrato e, na descrição das redes sociais, está “fazendo publi de vitamina capilar e sorteio de iPhone no Instagram”.

E sobrou até para Maíra Cardi, a esposa da Arthur. Veja a repercussão abaixo.