Pôster do Festival de Cannes homenageia “O Show de Truman”

A organização do Festival de Cannes divulgou nessa terça-feira (14/4) o pôster oficial de sua 75ª edição, que vai acontecer entre 17 e 28 de maio. O cartaz traz Jim Carrey numa […]

A organização do Festival de Cannes divulgou nessa terça-feira (14/4) o pôster oficial de sua 75ª edição, que vai acontecer entre 17 e 28 de maio. O cartaz traz Jim Carrey numa cena do filme “O Show de Truman” (1998).

A revelação foi acompanhada por um texto nas redes sociais, que diz: “O tapete vermelho que sobe os degraus para a esperança de estar no centro das atenções. Uma celebração da busca insuperável pela liberdade. Uma jornada ascendente para seguir em frente”.

A escolha da cena de “O Show de Truman” também ganhou uma justificativa em comunicado, por “incitar os espectadores não apenas a experimentar a fronteira entre a realidade e sua representação, mas a refletir sobre o poder da ficção, entre manipulação e catarse”.

O filme de Peter Weir mostrava um homem comum, que nasceu e cresceu diante das câmeras, sem saber que toda sua vida era apresentada na TV como um grande reality show, visto por milhões de espectadores, e que todos os seus amigos e conhecidos eram atores contratados para o entretenimento do público.

Em suas edições mais recentes, os cartazes do festival francês trouxeram imagens icônicas de Marilyn Monroe, Claudia Cardinale, Agnes Varda, um beijo de Jean Paul-Belmondo e Anna Karina, e até Spike Lee, que foi o presidente do júri do ano passado.

Além do pôster, foi revelada a programação da mostra paralela Quinzena dos Realizadores, que neste ano não contará com a presença de brasileiros. O mesmo aconteceu com as mostras principais do festival, refletindo o estrago causado pela polícia do atual governo no cinema nacional.

A Quinzena dos Realizadores homenageará a cineasta norte-americana Kelly Reichardt e vai apresentar os novos filmes de Alex Garland e Mia Hansen-Løve, entre outros destaques.

Confira abaixo a lista completa dos filmes selecionados.

Scarlet, de Pietro Marcello (Filme de abertura)
1976, de Manuela Martelli
The Dam, de Ali Cherri
The Super 8 Years, de Annie Ernaux, David Ernaux-Briot
Ashkal, de Youssef Chebbi
The Five Devils, de Léa Mysius
De Humani Corporis Fabrica, de Véréna Paravel, Lucien Castaing-Taylor
Continental Drift, de Lionel Baier
The Water, de Elena López Riera
Enys Men, de Mark Jenkin
Falcon Lake, de Charlotte Le Bom
Fogo-Fátuo, de João Pedro Rodrigues
Funny Pages, de Owen Kline
God’s Creatures, de Anna Rose Holmer, Saela Davis
Les Harkis, de Philippe Faucon
The Mountain, de Thomas Salvador
Men, de Alex Garland (exibição especial)
Pamfir, de Dmytro Sukholytkyy-Sobchuk
Paris Memories, de Alice Winocour
Under the Fig Trees, de Erige Sehiri
One Fine Morning, de Mia Hansen-Løve
A Male, de Fabian Hernández
The Green Perfume, de Nicolas Pariser (Filme de encerramento)