Angelina Jolie está na Ucrânia em missão humanitária

A atriz Angelina Jolie está atualmente na Ucrânia, como integrante de uma missão humanitária promovida pela ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) da ONU (Organização das Nações Unidas). A visita […]

Divulgação/ACNUR

A atriz Angelina Jolie está atualmente na Ucrânia, como integrante de uma missão humanitária promovida pela ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) da ONU (Organização das Nações Unidas).

A visita surpresa foi revelada pelo governador regional de Lviv neste sábado (30/4) pelo aplicativo Telegram. De acordo com Maksym Kozytskiy, Jolie – que é enviada especial do ACNUR para refugiados desde 2011 – veio falar com pessoas que fugiram de seus lares e buscam refúgio em Lviv, incluindo crianças em tratamento por ferimentos sofridos no ataque com mísseis na estação ferroviária de Kramatorsk em início de abril.

“Ela ficou muito emocionada com as histórias [das crianças]”, escreveu Kozytskiy.

Ele disse que Jolie também visitou uma escola, conversou com os alunos e tirou fotos com eles, e se reuniu com refugiados na estação ferroviária central de Lviv, bem como com os voluntários ucranianos que fornecem ajuda médica e orientação aos recém-chegados.

“A visita foi uma surpresa para todos nós”, escreveu ele. “Muitas pessoas que viram a Sra. Jolie na região de Lviv não conseguiam acreditar que era realmente ela. Mas desde 24 de fevereiro, a Ucrânia mostrou ao mundo inteiro que há muitas coisas incríveis aqui”.

Segundo agências internacionais, Jolie estava especialmente preocupada com as crianças.

“Elas devem estar em choque. Sei como o trauma afeta as crianças, mas sei que tem gente mostrando quanto elas são importantes, quanto a voz delas importa”, a atriz disse à imprensa.

A Ucrânia sofre ataques das tropas russas a 66 dias e as Nações Unidas estimam que mais de 12,7 milhões de pessoas já abandonaram o país neste período, o que equivalente 30% da população total da Ucrânia antes da guerra.