Netflix suspende produção de séries e filmes russos

A Netflix paralisou os trabalhos de quatro produções originais russas e suspendeu a compra de filmes e séries do país, em reação contra a invasão da Ucrânia pela Rússia na semana passada. […]

Unsplash/Giordano Rossoni

A Netflix paralisou os trabalhos de quatro produções originais russas e suspendeu a compra de filmes e séries do país, em reação contra a invasão da Ucrânia pela Rússia na semana passada.

Entre as produções paralisadas, encontra-se uma série de suspense que já estava com pelo menos metade dos episódios gravados.

As decisões se somam à recusa da empresa de streaming de cumprir uma determinação do governo russo para exibir TVs estatais em seu catálogo.

No ano passado, o Roskomnadzor, órgão controlador das comunicações na Rússia, classificou a Netflix como um “serviço audiovisual”, uma vez que a plataforma possui mais de cem mil usuários diários no país, e impôs a obrigatoriedade de que o serviço transmita 20 canais de TV estatais para seus assinantes, como se fosse um provedor de canais pagos.

Apesar disso, o serviço continua funcionando para os assinantes russos e pode se tornar a única diversão internacional disponível no país, após o anuncio de boicote dos estúdios de Hollywood, se o próprio governo russo não decidir tirar a plataforma do ar por se recusar a exibir canais estatais.