John Stahl (1953–2022)

O ator John Stahl, que interpretou Rickard Karstark nas primeiras temporadas de “Game of Thrones”, morreu na quarta-feira (2/3) aos 68 anos. A causa da morte não foi revelada. Antes de aparecer […]

Divulgação/The National Theatre

O ator John Stahl, que interpretou Rickard Karstark nas primeiras temporadas de “Game of Thrones”, morreu na quarta-feira (2/3) aos 68 anos. A causa da morte não foi revelada.

Antes de aparecer na série da HBO, o ator era mais conhecido por interpretar Tom “Inverdarroch” Kerr na longeva novela escocesa “Take the High Road”. Ele apareceu no programa de 1982 até o final de sua exibição em 2003.

O personagem Karstark também teve grande destaque nas primeiras temporadas de “Game of Thrones”. A maioria das cenas de Stahl foram compartilhadas com Richard Madden, intérprete de Robb Stark, enquanto as Casas de Karstark e Stark passaram de aliadas a inimigas juradas.

Na 3ª temporada, Rickard Karstark termina executado por Robb, o que, num efeito em cadeia, leva o filho mais velho dos Starks a ser abandonado por aliados e cair vítima da traição do “Casamento Vermelho”.

Ele também apareceu nos filmes “Victoria e Abdul: O Confidente da Rainha” (2017), “Duas Rainhas” (2018) e na recente comédia romântica da Netflix “Um Castelo para o Natal” (2021).

A maior parte de sua carreira, porém, foi passada no teatro. Suas principais interpretações aconteceram com a Royal Shakespeare Company e no National Theatre em Londres.