Indicado ao Oscar, “Belfast” é a principal estreia de cinema

A principal estreia de cinema desta quinta (10/3) explica porque o streaming está bombando no Brasil. “Belfast”, que disputa o Oscar de Melhor Filme, será lançado em apenas 96 salas. O recado […]

Divulgação/Focus Features

A principal estreia de cinema desta quinta (10/3) explica porque o streaming está bombando no Brasil. “Belfast”, que disputa o Oscar de Melhor Filme, será lançado em apenas 96 salas. O recado dos exibidores pros cinéfilos do interior do Brasil é claro: vocês só verão quando sair em streaming. Não é à toa que a Globo desistiu de exibir o Oscar na TV aberta.

Enquanto isso, o fraquíssimo filme de ação “Agente das Sombras”, fracasso de crítica e bilheteria nos EUA, chega em 350 telas.

Com “Batman” ainda dominando o circuito, a lista de lançamentos é das mais ecléticas do ano, abrangendo interesses de nicho, desde documentário de K-pop até anime derivado de série.

São, ao todo, sete títulos novos. Confira abaixo, com mais detalhes e seus respectivos trailers.

 

BELFAST

Indicado a sete Oscars e vencedor do Festival de Toronto, o novo filme do diretor Kenneth Branagh (“Morte no Nilo”) recria o período de tumultos políticos da Irlanda do Norte pelo olhar de um menino de família da classe trabalhadora. Predominantemente em preto e branco, alterna momentos de nostalgia alegre com cenas de tensão, evocando os sonhos, as músicas e até as séries de TV dos anos 1960, mas também os perigos da era dos “troubles”, quando enfrentamentos entre nacionalistas que queriam a independência do país e as autoridades leais ao Reino Unido travaram batalhas campais.

O elenco da produção destaca Jamie Dornan (“Cinquenta Tons de Cinza”), Caitriona Balfe (“Outlander”), Judi Dench (“007 – Operação Skyfall”), Ciaran Hinds (“Game of Thrones”) e o menino Jude Hill, em sua estreia no cinema.

 

AGENTE DAS SOMBRAS

O novo filme de ação de Liam Neeson traz o ator como um agente do FBI que trabalha nos bastidores e no mundo das sombras, ajudando agentes secretos que se encontram numa situação da qual não conseguem escapar. Até que se vê na mesma condição, envolvido numa conspiração que o leva a questionar o próprio chefe.

O público já sabe o que esperar, mas a crítica insiste em lembrar: com 8% de aprovação no Rotten Tomatoes, é o pior filme de toda a carreira do ator.

 

FABIAN – O MUNDO ESTÁ ACABANDO

O Fabian do título é um publicitário que vê seu mundo desmoronar após se apaixonar. Só que, na Alemanha dos anos 1930, não é apenas seu mundo que está desmoronando…

Vencedor de três troféus da Academia Alemã de Cinema, inclusive de Melhor Filme de 2021, tem 86% de aprovação no Rotten Tomatoes.

 

ESSE FIM DE SEMANA

O drama argentino, com coprodução brasileira, acompanha o reencontro de uma mãe com a filha no bairro de onde partiu há anos. Mas a mãe tem segundas intenções e as coisas não saem como espera. Foi selecionado para a competição do Festival de San Sebastián, na Espanha.

 

SWORD ART ONLINE: PROGRESSIVE – ÁRIA DE UMA NOITE SEM ESTRELAS

Anime derivado da franquia “Sword Art Online”. Originalmente um romance ilustrado em estilo mangá (light novel), a saga se passa no futuro próximo e acompanha jogadores presos em vários mundos de realidade virtual de MMORPG (Massive Multiplayer Online Role-Playing Game). Não por acaso, a trama já virou videogame, além de séries animadas. “Ária de uma Noite Sem Estrelas” é o segundo filme derivado dos desenhos, com o terceiro já confirmado.

 

BTS – PERMISSION TO DANCE ON STAGE – SEOUL

O documentário musical registra a mais recente turnê da banda mais famosa do K-pop (a música pop da Coreia do Sul).

 

VISÕES DO IMPÉRIO

O documentário português é uma viagem ao passado colonial por meio de uma seleção de fotografias captadas desde o final do século 19 até a Revolução dos Cravos, que em abril de 1974 pôs fim tanto à ditadura no país. Os registros também se expandem para as lutas de vários territórios africanos de Portugal em suas guerras pela independência.