Atriz famosa da Rússia exila-se na Letônia após condenar guerra na Ucrânia

Chulpan Khamatova, uma das atrizes mais famosas e premiadas da Rússia, resolveu se exilar na Letônia com suas filhas. Ela deu uma entrevista para o programa “Tell Gordeeva”, publicada nesta semana no […]

Instagram/Chulpan Khamatova

Chulpan Khamatova, uma das atrizes mais famosas e premiadas da Rússia, resolveu se exilar na Letônia com suas filhas.

Ela deu uma entrevista para o programa “Tell Gordeeva”, publicada nesta semana no YouTube, explicando que estava de férias em Riga, mas decidiu não voltar à Rússia após as tropas militares do país invadirem a Ucrânia.

“No começo, eu pensei apenas em aguardar. Mas então assinei uma petição contra a guerra. E logo ficou claro para mim que não seria eu bom voltar”, disse ela.

Khamatova acrescentou que recebeu indicação que só poderia voltar à Rússia se parasse de falar que há uma guerra acontecendo e se desculpasse por não apoiar o que o presidente Vladimir Putin chama de “operação militar especial”. Mas ela encara essa situação de modo diferente: “As pessoas que poderiam dizer: ‘volte que nada vai te acontecer’… Eu não acredito nelas, porque o presidente do meu país prometeu ao mundo inteiro que não haveria guerra”.

A atriz ficou conhecida por estrelar o premiado filme “Adeus Lenin!”, de 2003. Ela também deu vida à Lara no remake russo de “Doutor Zhivago”, estrelou uma minissérie sobre o escritor Dostoevskiy e tem dezenas de obras em sua filmografia, entre elas produções internacionais como “O Corvo Branco”, dirigido em 2018 pelo astro britânico Ralph Fiennes.

Ela se junta a outros artistas que fugiram da Rússia após protestarem contra a guerra na Ucrânia, incluindo Olga Smirnova, bailarina principal do Balé Bolshoi em Moscou até a semana passada, quando trocou a Rússia pela Holanda – e imediatamente assumiu destaque no Balé Nacional Holandês.

Veja abaixo o vídeo integral da entrevista.