Instagram/Will Smith

Academia tentou tirar Will Smith do Oscar, mas ele se recusou a sair

Após diretoras da BAFTA (Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas) dizerem que expulsariam Will Smith de sua premiação se agredisse algum apresentador, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pelo Oscar, revelou que tentou fazer o mesmo, mas o artista recusou-se a deixar a cerimônia para receber seu Oscar na categoria de Melhor Ator por “King Richard: Criando Campeãs”.

A revelação foi feita numa nota sobre a abertura de um processo disciplinar contra o ator.

“O conselho de governadores [diretores da Academia] iniciou hoje um processo disciplinar contra Will Smith por violações dos padrões de conduta da Academia, que incluem contato físico inadequado, comportamento abusivo ou ameaçador e comprometimento da integridade da Academia”, diz o comunicado oficial.

Segundo a Academia, Will Smith recebeu um aviso sobre suas violações antes de a organização discutir uma punição. Ele terá a oportunidade de se defender em uma resposta por escrito.

“Na próxima reunião do conselho, prevista para 18 de abril, a Academia poderá tomar qualquer medida disciplinar, que pode incluir suspensão, expulsão ou outras sanções permitidas pelos estatutos e padrões de conduta”, informa o texto.

Ao final, vem a revelação da recusa do ator em sair do Dolby Theatre.

“As coisas se desenrolaram de uma maneira que não poderíamos prever. Will Smith foi convidado a deixar a cerimônia e se recusou. Também reconhecemos que poderíamos ter lidado com a situação de maneira diferente”, concluiu o comunicado.

Durante a transmissão do Oscar 2022, Chris Rock brincou dizendo que a esposa do astro, Jada Pinkett Smith, estava careca para estrelar “Até o Limite da Honra 2”, em referência ao filme em que Demi Moore raspa o cabelo para viver uma militar. Jada sofre de uma doença autoimune.

Segundo o site TMZ, Chris Rock não sabia da doença.

Will Smith subiu no palco para estapeá-lo no momento em que transmissão do Oscar se desenrolava ao vivo e via satélite para todo o mundo. Depois disso, ainda xingou Chris Rock duas vezes com palavrões.