Divulgação/Def Jam

Série documental mostra Kanye West antes da fama

A Netflix divulgou o trailer de “Jeen-yuhs: A Kanye Trilogy”, documentário em três partes que narra a trajetória de Kanye West desde antes da fama.

A produção mostrará mais de duas décadas de imagens nunca antes vistas, cobrindo a carreira de Kanye desde que ele surgiu na cena hip-hop de Chicago nos anos 1990 até sua candidatura presidencial fracassada em 2020, passando pela morte de sua mãe e seu casamento com Kim Kardashian, que acabou recentemente em divórcio.

A direção está a cargo da dupla Clarence “Coodie” Simmons e Chike Ozah, mais conhecida como Coodie & Chike, que dirigiu e produziu vários clipes de Kanye, como “Jesus Walks (Version 3)” e “Through the Wire”. A dupla também produziu e dirigiu os documentários “Benji” (2012) e “A Kid From Coney Island” (2019) sobre antigos astros de basquete, além de clipes para Lupe Fiasco, Erykah Badu e outros. E sem maiores planejamentos, vinha filmando bastidores de shows e gravações, e momentos íntimos de Kanye há mais de 20 anos.

No entanto, o controle criativo do projeto está totalmente nas mãos do rapper, famoso por centralizar as decisões de sua carreira e também por ser uma das pessoas mais difíceis de lidar na indústria musical americana, graças a surtos causados por transtorno bipolar e convicção inabalável de que é mesmo um gênio (ou “jeen-yuhs”).

A chamada “trilogia de Kanye” é, na verdade, uma minissérie de três capítulos, que terá uma estratégia de divulgação diferenciada (para a Netflix, mas não para qualquer outro canal), com o lançamento de um episódio por semana, durante três sextas consecutivas a partir do dia 16 de fevereiro.

Kanye, que atualmente grava sob o pseudônimo Ye, vai aproveitar esta estreia para promover também seu novo álbum de estúdio, “Donda 2”, que será lançado em 22 de fevereiro.