Público vai poder votar no Oscar 2022

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA (AMPAS, na sigla em inglês) anunciou nesta segunda (14/2) que o público vai poder votar no Oscar 2022 em duas categorias: de Filme […]

Divulgação/AMPAS

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA (AMPAS, na sigla em inglês) anunciou nesta segunda (14/2) que o público vai poder votar no Oscar 2022 em duas categorias: de Filme Favorito e Cena Favorita.

A votação popular vai acontecer pelo Twitter com duas hashtags, respectivamente #OscarFanFavorite e #OscarsCheerMoment, e já está valendo. O único critério de elegibilidade é o título ter sido lançado em 2021 — independentemente de ter sido indicado a alguma categoria ao prêmio deste ano ou não.

O filme que receber mais votos dos fãs até o dia 3 de março será reconhecido durante a transmissão da cerimônia oficial, que vai acontecer em 27 de março. Mas isto não significa a criação de um Oscar do Público. Será apenas uma menção. Já as cenas vencedoras serão exibidas durante a transmissão do Oscar.

Além disso, cinco usuários que participarem da campanha receberão um pacote de prêmios que inclui um ano inteiro de ingressos gratuitos no cinema de sua escolha, assinaturas de serviços de streaming e itens exclusivos da loja do Museu da Academia – tudo válido apenas para os “eleitores” americanos.

“Estamos entusiasmados com a parceria com o Twitter para ajudar a construir um público digital engajado e empolgado até a cerimônia deste ano”, disse Meryl Johnson, vice-presidente de marketing digital da AMPAS, em comunicado à imprensa.

Vale lembrar que a Academia chegou a cogitar a criação de uma categoria de filme popular em 2019, como forma de incentivar mais espectadores a assistirem à cerimônia para aumentar a audiência do evento. Mas a iniciativa foi crivada de críticas e abandonada. Desde então, a audiência do evento só caiu.

A 94ª edição do Oscar vai acontecer no Teatro Dolby, em Los Angeles, com transmissão no Brasil pelo canal pago TNT e a plataforma de streaming Globoplay.