“No Ritmo do Coração” e “Round 6” são maiores vencedores do SAG Awards

O SAG Awards 2022, premiação do Sindicato dos Atores dos EUA, aumentou na noite de domingo (27/2) a consagração de “No Ritmo do Coração”, que começou sua trajetória de vitórias há mais […]

Divulgação/Apple TV+

O SAG Awards 2022, premiação do Sindicato dos Atores dos EUA, aumentou na noite de domingo (27/2) a consagração de “No Ritmo do Coração”, que começou sua trajetória de vitórias há mais de um ano, conquistando o Festival de Sundance em janeiro de 2021.

O drama indie interpretado majoritariamente por atores surdos venceu o prêmio de Melhor Elenco do ano. Além disso, Troy Kotsur, que viveu o pai da família surda da trama, levou o troféu de Melhor Ator Coadjuvante, na primeira vez que um ator com deficiência auditiva ganhou um prêmio do SAG-AFTRA, entidade dos atores americanos.

Intérprete de sua esposa no filme, Marlee Matlin disse para a imprensa reunida no evento em Santa Monica, na Califórnia, que aguardava uma premiação como aquela há décadas, desde que se tornou a primeira atriz surda a vencer um Oscar, com “Filhos do Silêncio” (1986).

“É uma noite pela qual espero há 35 anos”, disse ela. “As pessoas que votaram em nós no SAG-AFTRA, eles sabem que somos seus pares, seus iguais. Somos todos atores e esse [reconhecimento] tem que realmente dar mais oportunidades para outros atores por aí, quem ou o que quer que eles sejam.”

Entre os prêmios cinematográficos, o SAG-AFTRA também distribuiu troféus para Jessica Chastain, Melhor Atriz por “Os Olhos de Tammy Faye”, para Will Smith, Melhor Ator por “King Richard: Criando Campeãs”, e para Ariana DeBose, Melhor Atriz Coadjuvante por “Amor, Sublime Amor”.

Com sua vitória, Ariana DeBose também fez História, tornando-se a primeira mulher LGBTQIAP+ não branca a ser premiada pelo sindicato.

“Acho que é apenas indicativo de que as portas estão se abrindo”, ela disse à imprensa. “É uma honra ser vista, é uma honra ser uma afro-latina – uma mulher de cor abertamente queer, dançarina, cantora e atriz. É também indicativo para mim que não serei o última, e essa é a parte importante. Estou focada no fato de que, se eu for a primeira de qualquer coisa, isso significa que não serei a última.”

Os prêmios televisivos, por sua vez, consagraram “Succession” e “Ted Lasso” nas categorias de Melhor Elenco de Drama e Comédia, respectivamente. Além disso, Jason Sudeikis venceu como Melhor Ator de Comédia pelo papel-título de “Ted Lasso”. A lista de Comédia se completa com Jean Smart, Melhor Atriz por “Hacks”

Grande surpresa da noite, a série sul-coreana “Round 6” levou os dois troféus individuais de Drama. Lee Jung-Jae e Jung Ho-Yeon foram eleitos Melhor Ator e Melhor Atriz, respectivamente.

Há dois anos, o SAG-AFTRA tinha consagrado o elenco sul-coreano de “Parasita” como o melhor do ano entre os filmes, mas esta é a primeira vez que atores de uma série não falada em inglês recebem o reconhecimento do sindicato americano.

“Round 6” ainda conquistou o prêmio de Melhor Elenco de Dublês, tornando-se a produção mais premiada da noite, com três estatuetas.

Confira abaixo todos os troféus do SAG Awards 2022.

Melhor Elenco de Filme
“No Ritmo do Coração”

Melhor Ator
Will Smith (“King Richard: Criando Campeãs”)

Melhor Atriz
Jessica Chastain (“Os Olhos de Tammy Faye”)

Melhor Ator Coadjuvante
Troy Kotsur (“No Ritmo do Coração”)

Melhor Atriz Coadjuvante
Ariana DeBose (“Amor, Sublime Amor”)

Melhores Dublês em Filme
“007 – Sem Tempo Para Morrer”

Melhor Elenco em Série de Comédia
“Ted Lasso”

Melhor Ator em Série de Comédia
Jason Sudeikis (“Ted Lasso”)

Melhor Atriz em Série de Comédia
Jean Smart (“Hacks”)

Melhor Elenco em Série de Drama
“Succession”

Melhor Ator em Série de Drama
Lee Jung-Jae (“Round 6”)

Melhor Atriz em Série de Drama
Jung Ho-yeon (“Round 6”)

Melhor Atriz em Minissérie
Kate Winslet (“Mare of Easttown”)

Melhor Ator em Minissérie
Michael Keaton (“Dopesick”)

Melhor Performance de Dublês em Série
“Round 6”

Prêmio Especial pela Carreira
Helen Mirren