Estrelas ucranianas de Hollywood protestam contra guerra

As atrizes ucranianas mais famosas de Hollywood publicaram em suas redes sociais mensagens de solidariedade ao país e protestos contra sua invasão pela Rússia. Guerreira mais valente da série “Vikings”, Katheryn Winnick […]

Instagram/Milla Jovovich

As atrizes ucranianas mais famosas de Hollywood publicaram em suas redes sociais mensagens de solidariedade ao país e protestos contra sua invasão pela Rússia.

Guerreira mais valente da série “Vikings”, Katheryn Winnick descreveu ter acordado “com textos da minha família e amigos ucranianos dizendo ‘começou'”. “Alguns fugindo, alguns se abrigando no subsolo e outros ficando para lutar”, explicou, ao lado de uma foto de seus pais.

“Sou uma ucraniana orgulhosa”, acrescentou, antes de concluir: “Somos um país pacífico. Não merecemos esta guerra”.

A ex-Bond girl e vilã da Marvel Olga Kurylenko (“Viúva Negra”) escreveu que estava “rezando pela Ucrânia e a segurança de seu povo”. O mesmo sentimento foi compartilhado por Mila Kunis (“Perfeita é a Mãe!”) em seu Twitter. “Deus proteja o povo da Ucrânia. Meus pensamentos e preces estão com vocês”, ela postou.

Já a estrela de filmes de ação Milla Jovovich (“Resident Evil”), que nasceu na capital do país, fez o texto mais longo, afirmando estar com o “coração partido” com a destruição de Kiev pelas forças russas.

“Estou com o coração partido e estupefata tentando processar os eventos desta semana em minha terra natal, a Ucrânia”, escreveu no Instagram. “Meu país e pessoas sendo bombardeados. Amigos e familiares escondidos”.

“Estou confusa enquanto vejo o horror desenrolar e o país sendo destruído, famílias sendo deslocadas e toda sua vida se tornando fragmentos carbonizados ao seu redor”, continuou. “Lembro da guerra na terra natal de meu pai, a ex-Iugoslávia, e das histórias que minha família contava sobre o trauma e o terror que vivenciaram. Guerra. Sempre guerra. Líderes que não podem trazer a paz. O rolo compressor sem fim do imperialismo. E sempre são as pessoas pagam com derramamento de sangue e lágrimas.”

Ela assinou o texto com uma hashtag de pedido de ajuda para a Ucrânia e também direcionou os seguidores para um link com organizações humanitárias, como o Fundo Humanitário da Ucrânia, que estão ajudando o país.

Além das quatro estrelas nascida no país invadido pela Rússia, as americanas Vera Farmiga (“Gavião Arqueiro”) e Taissa Farmiga (“American Horror Story”), filhas de pais ucranianos, postaram imagens da bandeira ucraniana em suas contas do Instagram. Vera ainda acrescentou a letra do Hino Nacional do país, junto de um hashtag, compartilhada com a irmã: “Eu estou com a Ucrânia”.