Divulgação/Warner Bros.

BAFTA Awards: “Duna” lidera indicações do “Oscar britânico”

A Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas (BAFTA, na sigla em inglês) divulgou nesta quinta-feira (3/2) a lista de filmes, artistas e técnicos indicados à 75ª edição de seu prêmio anual.

De forma surpreendente, a relação é liderada pela sci-fi “Duna”, citada em 11 categorias, incluindo Melhor Filme. Em seguida, aparecem o western dramático “Ataque dos Cães”, de Jane Campion, com 7 indicações, e “Belfast”, de Kenneth Branagh, mencionado em 6 categorias.

Três filmes atingiram 5 indicações: “Licorice Pizza”, “007 – Sem Tempo Para Morrer” e “Amor, Sublime Amor”. Mas os dois últimos não entraram na disputa para Melhor Filme do ano.

Quem se juntou a “Duna”, “Ataque dos Cães”, “Belfast” e “Licorice Pizza” foi o superestrelado “Não Olhe Pra Cima”, que concorre a 4 troféus, incluindo Melhor Ator, com Leonardo DiCaprio.

A lista de atores ainda destaca Benedict Cumberbatch (“Ataque dos Cães”), Mahershala Ali (“O Canto dos Cisnes”) e Will Smith (“King Richard: Criando Campeãs”), que pela primeira vez na carreira vai disputar o chamado “Oscar britânico”. Mas deixou de fora o elogiado desempenho de Andrew Garfield em “Tick Tick… Boom!”.

Já na relação de atrizes, o que mais chama a atenção é a disputa entre duas cantoras: Lady Gaga (“Casa Gucci”) e Alana Haim (“Licorice Pizza”), do trio das irmãs Haim, que ocuparam espaço de duas favoritas da crítica, Olivia Colman (“A Filha Perdida”) e Kristen Stewart (“Spencer”).

A premiação está marcada para o dia 13 de março, no tradicional palco do Royal Albert Hall, em Londres, com apresentação da comediante australiana Rebel Wilson.

Confira abaixo a lista completa de indicados ao BAFTA Awards de 2022.

Melhor Filme
“Belfast”
“Não Olhe Para Cima”
“Duna”
“Licorice Pizza”
“Ataque dos Cães”

Melhor Filme Britânico
“After Love”
“Ali & Ava”
“Belfast”
“Boiling Point”
“Cyrano”
“Everybody’s Talking About Jamie”
“Casa Gucci”
“Noite Passada em Soho”
“007 – Sem Tempo Para Morrer”
“Identidade”

Melhor Filme de Língua Não Inglesa
“Drive My Car” (Japão)
“A Mão de Deus” (Itália)
“Mães Paralelas” (Espanha)
“Petite Maman” (França)
“A Pior Pessoa do Mundo” (Noruega)

Melhor Direção
Aleem Khan, por “After Love”
Ryûsuke Hamaguchi, por “Drive My Car”
Audrey Diwan, por “Happening”
Paul Thomas Anderson, por “Licorice Pizza”
Jane Campion, por “Ataque dos Cães”
Julia Ducournau, por “Titane”

Melhor Roteiro Original
Aaron Sorkin, por “Apresentando os Ricardos”
Kenneth Branagh, por “Belfast”
Adam McKay, por “Não Olhe Para Cima”
Zach Baylin, por “King Richard: Criando Campeãs”
Paul Thomas Anderson, por “Licorice Pizza”

Melhor Roteiro Adaptado
Siân Heder, por “No Ritmo do Coração”
Ryûsuke Hamaguchi, por “Drive My Car”
Denis Villeneuve, por “Duna”
Maggie Gyllenhaal, por “A Filha Perdida”
Jane Campion, por “Ataque dos Cães”

Melhor Atriz
Lady Gaga, por “Casa Gucci”
Alana Haim, por “Licorice Pizza”
Emilia Jones, por “No Ritmo do Coração”
Renate Reinsve, por “The Worst Person in the World”
Joanna Scanlan, por “After Love”
Tessa Thompson, por “Identidade”

Melhor Ator
Adeel Akhtar, por “Ali & Ava”
Mahershala Ali, por “O Canto do Cisne’
Benedict Cumberbatch, por “Ataque dos Cães”
Leonardo DiCaprio, por “Não Olhe Para Cima”
Stephen Gragam, por “Boiling Point”
Will Smith, por “King Richard: Criando Campeãs”

Melhor Atriz Coadjuvante
Citriona Balfe, por “Belfast”
Jessie Buckley, por “A Filha Perdida”
Ariana DeBose, por “Amor, Sublime Amor”
Ann Dowd, por “Mass”
Aunjanue Ellis, por “King Richard: Criando Campeãs”
Ruth Negga, por “Identidade”

Melhor Ator Coadjuvante
Mike Faist, por “Amor, Sublime Amor”
Ciarán Hinds, por “Belfast”
Troy Kotsur, por “No Ritmo do Coração”
Woody Norman, por “Sempre em Frente”
Jesse Plemons, por “Ataque dos Cães”
Kodi Smit-McPhee, por “Ataque dos Cães”

Melhor Elenco
“Boiling Point”
“Duna”
“A Mão de Deus”
“King Richard: Criando Campeãs”
“Amor, Sublime Amor”

Melhor Documentário
“Becoming Cousteau”
“Cow”
“Flee”
“The Rescue”
“Summer of Soul (… ou, Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada)”

Melhor Animação
“Encanto”
“Flee”
‘Luca”
“A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas”

Melhor Trilha Sonora
“Apresentando os Ricardos” (Daniel Pemberton)
“Não Olhe Para Cima” (Nicholas Britell)
“Duna” (Hans Zimmer)
“A Crônica Francesa” (Alexandre Desplat)
“Ataque dos Cães” (Jonny Greenwood)

Melhor Fotografia
Greig Fraser, por “Duna”
Dan Laustsen, por “O Beco do Pesadelo”
Linus Sandgren, por “007 – Sem Tempo Para Morrer”
Ari Wegner, por “Ataque dos Cães”
Bruno Delbonnel, por “A Tragédia de Macbeth”

Melhor Edição
“Belfast” (Úna Ní Dhonghaíle)
“Duna” (Joe Walker)
“Licorice Pizza” (Andy Jurgensen)
“007 – Sem Tempo Para Morrer” (Tom Cross & Elliot Graham)
“Summer of Soul (… ou, Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada)” (Joshua L. Pearson)

Melhor Design de Produção
“Cyrano” (Sarah Greenwood & Katie Spencer)
“Duna” (Patrice Vermette & Zsuzsanna Sipos)
“A Crônica Francesa” (Adam Stockhausen & Rena DeAngelo)
“O Beco do Pesadelo” (Tamara Deverell & Shane Vieau)
“Amor, Sublime Amor” (Adam Stockhausen & Rena DeAngelo)

Melhor Figurino
Jenny Beavan, por “Cruella”
Massimo Cantini Parrini, por “Cyrano”
Robert Morgan & Jacqueline West, por “Duna”
Milena Canonero, por “A Crônica Francesa”
Luis Sequeira, por “O Beco do Pesadelo”

Melhor Cabelo e Maquiagem
“Cruella”
“Cyrano”
“Duna”
“Os Olhos de Tammy Faye”
“Casa Gucci”

Melhor Som
“Duna”
“Noite Passada em Soho”
“007 – Sem Tempo Para Morrer”
“Um Lugar Silencioso: Parte II”
“Amor, Sublime Amor”

Melhores Efeitos Especiais
“Duna”
“Free Guy: Assumindo o Controle”
“Ghostbusters: Mais Além”
“Matrix Resurrections”
“007 – Sem Tempo Para Morrer”

Melhor Curta Britânico em Animação
“Affairs of the Art”
“Do Not Feed the Pigeons”
“Night of the Living Dead”

Melhor Curta Britânico
“The Black Cop”
“Femme”
“The Palace”
“Stuffed”
“Three Meetings of the Extraordinary Committee”

Melhor Estreia de Roteirista, Diretor ou Produtor Britânico
Aleem Khan, por “After Love”
James Cummings & Hester Ruoff, por “Boiling Point”
Jeymes Samuel, por “Vingança & Castigo”
Posy Dixon & Liv Procter, por “Keyboard Fantasies”
Rebecca Hall, por “Identidade”