Divulgação/StudioCanal

10 filmes novos para ver nas plataformas digitais

Numa semana atípica, sem blockbusters, atores conhecidos do cinema hollywoodiano são os principais atrativos da programação de cinema digital. Liam Neeson e Samuel L. Jackson estão em dois filmes de ação genérica, enquanto os ingleses Benedict Cumberbatch e Claire Foy formam um casal num drama de época elogiado, mas que acabou passando ao largo do reconhecimento da temporada de premiações.

Os melhores títulos, porém, não trazem atores conhecidos do grande público. E destacam produções faladas em espanhol. Entre eles, está o candidato mexicano ao Oscar 2022, filmaço que conquistou mais de uma dezena de premiações internacionais.

Confira abaixo mais detalhes e trailers de 10 sugestões para programar o cinema no sofá.

 

A VIDA ELETRIZANTE DE LOUIS WAIN | NOW, VOD*

Benedict Cumberbatch (“Doutor Estranho”) estrela a cinebiografia de Lois Wain, artista conhecido por suas pinturas de gatos. O filme o encontra na virada dos anos 1900, obcecado por desvendar os mistérios “elétricos” do mundo e inventando a arte psicodélica nesse processo.

Escrito e dirigido por Will Sharpe (criador da série “Flowers”), o longa também destaca em seu bom elenco Claire Foy (“Millennium: A Garota na Teia de Aranha”), Stacy Martin (“Ninfomaníaca”), Toby Jones (“Jurassic World: Reino Ameaçado”) e Andrea Riseborough (“A Morte de Stalin”).

 

REZE PELAS MULHERES ROUBADAS/NOCHE DE FUEGO | NETFLIX

Representante do México na disputa por uma vaga no Oscar 2022, na categoria de Melhor Filme Internacional, a primeira obra de ficção da documentarista Tatiana Huezo (“Tempestade”) acompanha o cotidiano de meninas no interior mexicano, onde os perigos vêm em várias formas. O domínio do tráfico na região faz com que elas precisem manter os cabelos curtos para parecer meninos, visando escapar do abuso dos gângsteres.

Indicado ao Spirit Awards (o Oscar do cinema independente) e ao DGA Award (troféu do Sindicato dos Diretores dos EUA), a obra também acumula premiações em vários festivais internacionais, de Cannes a San Sebastián.

 

AZOR | NOW, VOD*

Com 100% de aprovação no Rotten Tomatoes, o suspense dramático acompanha um banqueiro recém-chegado da Europa para ocupar o lugar do sócio na Argentina, após este desaparecer misteriosamente sem deixar vestígios. O detalhe é que a trama se passa na época da ditadura militar, quando desaparecimentos misteriosos não eram incomuns no país, ainda que nunca fossem comentados.

A recriação do clima sombrio do período, em que qualquer questionamento poderia gerar perigo de vida, rendeu o prêmio de talento emergente para o diretor suíço Andreas Fontana no Festival de Zurique.

 

O CONFRONTO | FILMICCA

Terceiro filme dos irmãos Daniel e Diego Vega, o drama gira em torno de um jovem de 18 anos que deixa o Peru para reencontrar o pai, um imigrante que fugiu de seu país anos atrás e que agora vive com uma nova família canadense. Com orgulho masculino, o pai se esforça para mostrar ao filho sua versão do sonho norte-americano, marcado por seus próprios preconceitos. Mas o reencontro acaba deixando entrever ressentimentos do qual eles não conseguem escapar.

Premiado nos festivais de Guadalajara e San Sebastián, o longa foi rodado no Canadá, mas é assombrado pela História do Peru, especialmente a “década perdida”, como ficaram conhecidos os anos 1980 no país – época de hiperinflação, desemprego em massa, fome, terrorismo e catástrofes naturais – e que é justamente o período da trama.

 

A VIRGEM DE AGOSTO | FILMICCA

Premiado no Festival de Karlovy Vary, indicado ao César (o Oscar francês) e incluído na lista dos 10 Melhores Filmes de 2019 da revista Cahiers du Cinema (a bíblia dos cinéfilos), o longa do jovem diretor espanhol Jonás Trueba é um romance de verão na cidade. Mais que uma história de amor, é sobre o amor próprio de sua protagonista, que decide ficar em Madri quando a maioria dos moradores vão para a praia. Durante noitadas, passeios e encontros, ela busca algo que a motive e justifique sua decisão.

Além de estrelar a obra, a atriz Itsaso Arana também assinou o roteiro em parceria com o diretor, filho do famoso cineasta Fernando Trueba (vencedor do Goya por “O Sonho Do Macaco Louco” e “Sedução”) e seu namorado na vida real. O casal se conectou quando Trueba dirigiu Arana em “La Reconquista” (2016) e estão juntos desde então.

 

O LADO ENGRAÇADO DA VIDA | NOW, VIVO PLAY, VOD*

Conhecida pela série “Lucifer”, Rachel Harris vive uma mulher frustrada, presa em uma pequena cidade coberta de neve, que sempre sonhou com uma vida diferente como comediante. O destino a coloca diante de um comediante frustrado, que sonha em fazer qualquer outra coisa.

Segundo longo da diretora Amber McGinnis, venceu quatro prêmios no circuito dos festivais de cinema independente dos EUA.

 

ENTRE ÁGUAS | NOW, VIVO PLAY, VOD*

O drama maltês consagrou Jesmark Scicluna no Festival de Sundance no ano passado. Premiado como Melhor Ator, ele é na verdade um pescador. Foi escolhido pelo diretor Alex Camilleri para dar maior realismo à trama, sobre os dilemas de um pescador com filha pequena doente, que se vê dividido entre seguir a tradição pesqueira da família, um trabalho duro com poucos rendimentos, ou fazer acordo com traficantes para transportar mercadorias em seu barco inocente.

Com o sucesso do filme, que atingiu 100% de aprovação no Rotten Tomatoes, Scicluna virou ator de verdade, passando a ser escalado em novos projetos.

 

A BATALHA DE SHINDISI | NOW, VIVO PLAY, VOD*

 

Baseado em eventos reais, o drama de guerra revela fatos que ocorreram durante a intervenção militar russa na Geórgia em 2008. Shindisi é o nome do lugar onde as forças de ocupação cercaram militares georgianos depois de lhes prometer um corredor de paz para transportar refugiados. Diante do massacre, moradores comuns correram riscos para salvar os soldados feridos.

O cineasta Dito Tsintsadze (“Medo de Matar”) venceu o prêmio de Melhor Diretor no Festival de Varsóvia pela produção, que foi candidata da Georgia ao Oscar de 2020. Embora não tenha conseguido indicação, arrancou elogios da crítica internacional por sua capacidade de evocar a experiência da guerra a partir de múltiplos pontos de vista.

 

A PROFISSIONAL | NOW, VIVO PLAY, VOD*

O thriller de ação traz quase todos os clichês típicos do gênero, mas é (bem) feito por um especialista: Martin Campbell, diretor de “007: Cassino Royale” (2008).

O roteiro de Richard Wenk (“O Protetor”) gira em torno de uma assassina profissional (Maggie Q, a “Nikita”), que aprendeu todos os truques desde criança com um lendário matador (Samuel L. Jackson). Quando seu mentor é brutalmente assassinado, ela jura vingança e acaba cruzando o caminho de outro profissional (Michael Keaton).

 

MISSÃO RESGATE | NOW, VIVO PLAY, VOD*

Em mais um thriller estrelado por Liam Neeson, um comboio de caminhões percorre uma perigosa estrada de gelo sobre um lago congelado para salvar mineiros após o desabamento de uma mina. Só que, além dos desafios da natureza, há outras forças – humanas – trabalhando para impedi-los.

Avaliado com apenas 44% de aprovação, o filme tem roteiro e direção de Jonathan Hensleigh, que escreveu o blockbuster dos anos 1990 “Armageddon”.