A série “Yellowstone” bateu seu próprio recorde de audiência ao final da 4ª temporada nos EUA, assistida no canal pago Paramount por 9,3 milhões de telespectadores em seu dia de exibição, um aumento de 81% em relação ao final da 3ª temporada (5,2 milhões).
Além disso, o episódio também se tornou o mais visto de toda a série, superando a marca de 8 milhões de telespectadores atingida justamente com a estreia da atual temporada, com grande repercussão devido à morte de um personagem querido.
Este desempenho faz de “Yellowstone” a série atual mais vista da TV paga americana, batendo inclusive a audiência da maioria das atrações da TV aberta dos EUA.
Juntando as reprises no mesmo dia e exibições alternativas (no canal pago CMT), o season finale chegou a mais de 11 milhões de telespectadores.
Para se ter ideia do tamanho da façanha, o final grandioso de “Game of Thrones” atraiu “apenas” 6,6 milhões de telespectadores no dia de sua transmissão em 2019 na HBO.
Primeira série semanal estrelada por Kevin Costner (“Robin Hood”, “Dança com Lobos”), que anteriormente só tinha feito a minissérie premiada “Hatfields & McCoys” (2012) para a TV, “Yellowstone” também foi a primeira atração televisiva criada pelo cineasta Taylor Sheridan, que foi indicado ao Oscar 2017 pelo roteiro de “A Qualquer Custo” (2016) e estreou como diretor com “Terra Selvagem” (2017), vencendo um prêmio no Festival de Cannes.
Sheridan assina os roteiros, a produção e a direção da atração, que aborda o mesmo universo de seus filmes premiados: o interior rural dos Estados Unidos, onde os homens ainda usam chapéus de cowboy, andam a cavalo (e helicóptero) e são rápidos no gatilho. Por sinal, o ator indígena Gil Birmingham, que trabalhou nos dois filmes citados de Sheridan, também está no elenco da atração.
O sucesso é tanto que a série acaba de ganhar um spin-off, “1883”, lançado em dezembro exclusivamente em streaming, na plataforma Paramount+.
No Brasil, “Yellowstone” também é disponibilizada na Paramount+.