Jeanine Ann Roose (1937–2021)

Jeanine Ann Roose, que ficou conhecida por interpretar a versão infantil de Violet Bick no clássico natalino “A Felicidade Não Se Compra” (It’s a Wonderful Life), morreu na noite de sexta-feira (31/12) […]

Divulgação/Paramount

Jeanine Ann Roose, que ficou conhecida por interpretar a versão infantil de Violet Bick no clássico natalino “A Felicidade Não Se Compra” (It’s a Wonderful Life), morreu na noite de sexta-feira (31/12) em sua casa em Los Angeles após lutar contra uma infecção. Ela tinha 84 anos.

Roose foi atriz mirim nas décadas de 1940 e 1950, mas seus principais trabalhos aconteceram no rádio, em programas como os humorísticos de Jack Benny e da dupla Phil Harris e Alice Faye (no qual interpretou a filha do casal).

Seu único papel cinematográfico se materializou no lendário filme de 1946, dirigido pelo mestre Frank Capra. Foi uma pequena, mas importante participação como a pequena Violet, papel que foi vivido em sua versão adulta pela femme fatale mais perigosa do cinema noir, Gloria Grahame.

Ela abandonou a carreira de atriz ao encerrar a adolescência, decidindo se dedicar aos estudos. A jovem se formou como psicanalista na UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles) e chegou a dizer que sua escolha profissional foi influenciada pelo filme.

“’A Felicidade Não Se Compra’ foi o único filme em que participei e é uma experiência incrível de vida estar em um filme tão significativo coletivamente”, ela disse, anos depois. “Para mim, deixou claro que meu desejo era, especificamente, ajudar pessoas que estavam lutando para encontrar um significado para suas vidas. E isso não era muito diferente do papel do [anjo] Clarence no filme, que ajudava [o protagonista] George a ver o significado de sua vida”.

Veja abaixo uma cena do filme com participação de Roose. O ator que interpreta o menino George, Robert J. Anderson, faleceu em 2008.