Grimes quer ser asiática em clipe com participação de cantora do BLACKPINK

A cantora Grimes lançou o clipe de “Shinigami Eyes”, em que escancara influências asiáticas, com direito a participação especial de Jennie Kim, integrante do grupo de K-pop BLACKPINK. A participação faz parte […]

Instagram/Grimes

A cantora Grimes lançou o clipe de “Shinigami Eyes”, em que escancara influências asiáticas, com direito a participação especial de Jennie Kim, integrante do grupo de K-pop BLACKPINK.

A participação faz parte de uma miscelânea de referências jogadas na produção, que começam com o título. Shinigamis são entidades sobrenaturais ligadas à morte, que fazem parte do folclore japonês e, por extensão moderna, da cultura dos animes. Os heróis de “Bleach” são shinigamis. E em “Death Note”, personagens com “olhos de shinigami” são capazes de olhar para uma pessoa e descobrir seus nomes e quanto tempo irão viver.

A participação calada de uma cantora de K-pop neste contexto só demonstra confusão cultural.

Há também problemas de apropriação cultural, já que Grimes aparece com uma forte maquiagem que sugere olhos asiáticos – não necessariamente de shinigami – e mergulhada numa cultura que não lhe pertence. Por outro lado, muitos cosplayers fazem o mesmo.

A música vai aparecer no próximo EP da cantora, que ganhou título de duplo sentido, “Fairies Cum First”, e ainda não tem previsão de lançamento.