Divulgação/ABC

Donald May (1929–2022)

O ator Donald May, que marcou época nas novelas dos EUA entre as décadas de 1960 e 1980, morreu na sexta-feira (28/1) aos 92 anos em sua casa em Kent, Nova York. Sua morte foi anunciada por sua família em uma página do Facebook dedicada à novela “The Edge of Night”.

May teve uma carreira estável na TV, que começou em 1956 com um papel de protagonista na série dramática “West Point”. Ele também substituiu o protagonista do western “Colt .45” na 3ª e última temporada da atração em 1959, e participou de episódios de “Hawaiian Eye”, “77 Sunset Strip”, “Surfside 6”, “Cheyenne”, “Combate”, “FBI” e outras.

Sua projeção como astro de novelas aconteceu ao ser escalado como o advogado Adam Drake na produção de temática jurídica “The Edge of Night”.

May estrelou quase 3 mil episódios da novela, exibidos ao longo de uma década, de 1967 a 1977. E acabou fazendo história na TV ao dizer 22 minutos de diálogos num episódio de 1968. Ele foi o único integrante do elenco a falar no capítulo inteiro, durante uma argumentação diante de um tribunal, defendendo a inocência de uma cantora acusada de assassinato.

Apesar do longo discurso, o júri considerou a cliente culpada e a sentenciou a ser enforcada, mas Adam Drake (May) virou detetive para encontrar o verdadeiro assassino, salvando a cantora no último minuto.

O ator também estrelou mais de 1,6 mil episódios da novela “Texas”, contracenando com a esposa Carla Borelli durante os anos 1980.

Mas a maior parte de sua carreira foi preenchida com participações episódicas em séries do período, como “Ilha da Fantasia”, “Barnaby Jones”, “Vivendo e Aprendendo”, “Os Gatões” e “Falcon Crest”, onde também atuou ao lado da esposa.

Além de outras aparições em novelas (“As the World Turns”, “All My Children” e “One Life to Live”), May participou de várias produções teatrais em Nova York e Los Angeles ao longo dos anos.

Ele teve dois filhos que seguiram a profissão da família e um deles, Christopher May, pode ser visto atualmente na série “Depois da Festa” (The Afterparty), lançamento da semana passada na Apple TV+.