10 filmes que chegam ao streaming no feriado

2021 termina com o lançamento em streaming de um dos melhores filmes do ano, com a chegada de Bob Cuspe às locadoras digitais e com uma “Volta a Hogwarts” como opção para […]

Divulgação/Netflix

2021 termina com o lançamento em streaming de um dos melhores filmes do ano, com a chegada de Bob Cuspe às locadoras digitais e com uma “Volta a Hogwarts” como opção para passar um feriado longe das chuvas de verão e do trânsito pesado das estradas do litoral.

Confira abaixo as 10 principais estreias da semana para assistir em casa na virada.

 

 

A FILHA PERDIDA | Netflix

 

Primeiro longa escrito e dirigido pela atriz Maggie Gyllenhaal (“The Deuce”), “A Filha Perdida” termina 2021 como um dos filmes mais elogiados do ano, vencedor de quatro Gotham Awards, incluindo Melhor Filme, do troféu de Melhor Roteiro no Festival de Veneza e com 96% de aprovação no Rotten Tomatoes.

O drama com clima de suspense psicológico adapta o livro homônimo de Elena Ferrante, escritora italiana de “A Amiga Genial”, e acompanha uma mulher solitária que fica obcecada por uma família ruidosa na praia, durante as férias de verão. Incomodada pela relação entre a jovem mãe e sua filha, ela é tomada por suas próprias lembranças de maternidade, suas escolhas problemáticas na juventude e os segredos que nunca revelou para ninguém.

O excelente elenco destaca Olivia Colman (vencedora do Oscar por “A Favorita”), Dakota Johnson (“Cinquenta Tons de Cinza”), Jessie Buckley (“Estou Pensando em Acabar com Tudo”), Peter Sarsgaard (“Aliança do Crime”), Paul Mescal (“Normal People”), Ed Harris (“Westworld”) e Oliver Jackson-Cohen (“O Homem Invisível”).

 

 

BOB CUSPE – NÓS NÃO GOSTAMOS DE GENTE | NOW, VOD*

 

A adaptação dos quadrinhos de Angeli foi filmada com bonecos ao longo de cinco anos, utilizando a técnica de stop motion (na qual objetos são fotografados quadro a quadro para passar a ilusão de movimento). Um trabalho árduo do diretor Cesar Cabral, estreante em longa-metragem, que acabou premiado nos festivais internacionais de animação de Ottawa, no Canadá, e de Annecy, na França (o “Cannes da animação”).

O próprio Angeli aparece na trama, mas em versão animada, disposto a dar a Bob Cuspe o mesmo fim da Rê Bordosa. Só que o punk não aceita a extinção (afinal, “punk’s not dead!”) e parte para um acerto de contas. Milhem Cortaz (“O Lobo Atrás da Porta”) dá voz ao famoso punk da periferia dos quadrinhos.

 

 

BEST SELLERS | NOW, VOD*

 

A comédia de estreia na direção da atriz Lina Roessler (“A Nona Vida de Louis Drax”) critica a indústria cultural por meio da literatura. A trama gira em torno de uma jovem que herda a editora quase falida do pai e descobre que um escritor famoso, que há anos deixou de publicar, ainda lhe deve contratualmente um livro. Cobrado, o velho autor rabugento entrega um manuscrito antigo, mas faz tudo para atrapalhar sua divulgação. Só que resultado de sua atitude antipublicitária se torna viral e vira a própria propaganda da obra.

O destaque da produção é o desempenho dos atores principais, o veterano Michael Caine (“Batman: O Cavaleiro das Trevas”) e a incendiária Aubrey Plaza (“Legion”).

 

 

A ÚLTIMA VIAGEM | NOW, VOD*

 

A simpática comédia acompanha uma road trip pela Irlanda, que tem origem num contato aleatório durante um voo internacional e uma motivação mórbida. Na trama, o personagem de Michiel Huisman (“The Flight Attendant”) se vê encarregado de receber o cadáver de um idoso desconhecido, e acaba persuadido a cruzar o país inteiro de carro com o irmão autista, uma jovem e irresponsável agente funerária e um caixão ecologicamente correto para sepultá-lo em sua cidade natal.

A direção é de Aoife Crehan, outra estreante promissora, que venceu o prêmio do público do Festival de Cork, na Irlanda.

 

 

TARDE PARA MORRER JOVEM | MUBI

 

A chilena Dominga Sotomayor foi premiada nos festivais de Locarno e Gijón por este drama de formação, que acompanha três adolescentes durante o verão de 1990 em suas descobertas do amor e do medo.

A fotografia belíssima é assinada pelo peruano Inti Briones, um dos cinematógrafos mais reconhecidos da América Latina, que também trabalhou no cinema brasileiro em filmes como “Verlust” (2020) e “Hebe: A Estrela do Brasil” (2019).

 

 

AND THEN WE DANCED (E Então Nós Dançamos) | MUBI

 

Este drama de temática LGBTQIAP+, que conta uma história de amor entre dois jovens dançarinos georgianos de balé, gerou surto homofóbico e ataques violentos de grupos da extrema direita aos cinemas da Georgia, país da antiga União Soviética. Dirigido por Levan Akin (“O Círculo”), georgiano residente na Suécia, o longa teve première no Festival do Cannes em 2019 e venceu 27 prêmios ao redor do mundo, além de ter sido o candidato da Suécia a uma vaga na disputa do Oscar de Melhor Filme Internacional.

A descoberta do desejo de um jovem e dedicado bailarino, que vê seu mundo virar do avesso com a chegada de um rival capaz de superá-lo sem fazer o mesmo esforço, tem 93% de aprovação no site Rotten Tomatoes.

 

 

MARIA É FELIZ, MARIA É FELIZ | Filmicca

 

A comédia de Nawapol Thamrongrattanarit (“36”) venceu o equivalente a quatro “Oscars” da Academia Tailandesa e chama atenção por ser inteiramente baseada em tuites escritos por uma garota anônima. O filme materializa a reação da jovem às grandes mudanças da vida, do final dos estudos no Ensino Médio aos relacionamentos amorosos e amizades, com uma energia impulsiva, que é tão destrutiva quanto criativa.

 

 

HILDA E O REI DA MONTANHA | Netflix

 

Baseado nos quadrinhos de Luke Pearson, o filme completa a série animada da Netflix sobre as aventuras de uma garota que um dia acorda no corpo de um troll. Na trama, Hilda encontra o Rei da Montanha que tem a capacidade de restaurar sua humanidade. Mas ele lhe propõe alguns desafios antes de lhe permitir salvar sua mãe do troll que trocou de corpo com ela.

 

 

ANCIEN E O MUNDO MÁGICO | HBO Max

 

O anime escrito e dirigido por Kenji Kamiyama (“Ghost in the Shell: Stand Alone Complex”) venceu o Festival Fantasia em 2017. Sua história gira em torno de uma adolescente que costuma ter sonhos onde se vê como uma princesa chamada Ancien. O problema é que esses sonhos começam a se misturar com a sua vida real, num mistério que envolve seu próprio pai e roubo de tecnologia.

 

 

HARRY POTTER: DE VOLTA A HOGWARTS | HBO Max

 

Embora nãos seja exatamente um filme, o especial tem raízes cinematográficas, ao reunir o elenco original da franquia “Harry Potter” no set londrino dos filmes do bruxinho durante uma confraternização repleta de momentos divertidos e também emotivos, especialmente entre o trio protagonista, Daniel Radcliffe (Harry Potter), Emma Watson (Hermione Granger) e Rupert Grint (Ron Weasley).

O encontro também inclui Bonnie Wright (Ginny Weasley), Tom Felton (Draco Malfoy), Oliver Phelps (George Weasley), James Phelps (Fred Weasley), Evanna Lynch (Luna Lovegood), Alfred Enoch (Dean Thomas), Matthew Lewis (Neville Longbottom), Robbie Coltrane (intérprete de Hagrid), Helena Bonham Carter (Bellatrix Lestrange), Gary Oldman (Sirius Black), Ralph Fiennes (Voldemort), Jason Isaacs (Lucius Malfoy), Imelda Staunton (Dolores Umbridge), os quatro diretores da franquia e outras estrelas dos oito filmes.

 

* Os lançamentos em VOD (video on demand) podem ser alugados nas plataformas Apple TV, Google Play, Looke, Microsoft Store, Vivo Play e YouTube, entre outras.