Multiverso sem super-heróis? Conheça 10 filmes e séries sobre universos paralelos

Com “Homem-Aranha: Sem Volta para Casa” quebrando recordes de bilheteria nos cinemas, o multiverso assume o grande destaque narrativo da fase 4 do MCU (Universo Cinematográfico da Marvel). Está no título do […]

Divulgação/Fox

Com “Homem-Aranha: Sem Volta para Casa” quebrando recordes de bilheteria nos cinemas, o multiverso assume o grande destaque narrativo da fase 4 do MCU (Universo Cinematográfico da Marvel). Está no título do próximo lançamento do Marvel Studios, “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”, e também terá proeminência numa produção da rival DC Comics, o aguardado filme solo do Flash.

Mas o que poucos se dão conta é o que o conceito de universos paralelos está presente há tempos no cinema e nas séries. O famoso episódio do universo Espelho da série clássica “Jornada nas Estrelas” é de 1967. E entre 1995 e 2000, Jerry O’Connell encontrou uma dimensão diferente por semana na série “Dimensões Paralelas” (Sliders).

Produções mais recentes e sem super-heróis adotaram tramas de universos alternativos para inovar em vários gêneros diferentes, da espionagem à comédia romântica. Veja abaixo 10 dos melhores filmes e séries dos últimos anos com tramas sobre o multiverso disponíveis nas plataformas de streaming e locadoras digitais do Brasil.

 

 

FRINGE | Globoplay, HBO Max

 

A última série sci-fi criada por J.J. Abrams (“Lost”) revelou um mundo paralelo em que vidas, avanços científicos e a própria sociedade tiveram evoluções diferentes, mas a descoberta tem consequências trágicas, produzindo aberrações e colocando a existência dos dois planos em risco.

 

 

COUNTERPART | Globoplay

 

Uma das melhores séries recentes, a trama filmada em Berlim imagina um novo tipo de Guerra Fria, entre agências secretas de duas realidades paralelas, trabalhando em conjunto, mas com desconfiança, para evitar que terroristas renegados provoquem o fim de uma delas.

 

 

THE MAN IN THE HIGH CASTLE | Amazon Prime Video

 

A série baseada na sci-fi clássica “O Homem do Castelo Alto”, de Philip K. Dick (“Blade Runner”), imagina um mundo em que a Alemanha venceu a 2ª Guerra Mundial e estabeleceu o Reich nos EUA. Mas a resistência encontra um filme misterioso que mostra uma história diferente, com a derrota dos nazistas.

 

 

AMOR À SEGUNDA VISTA | Looke

 

Rapaz acorda num mundo completamente diferente e tenta reconquistar a mulher com que foi casado, descobrindo-a solteira e transformada numa pianista de sucesso.

 

 

YESTERDAY | Amazon Prime Video

 

Fenômeno bizarro faz o mundo inteiro esquecer dos Beatles, menos um músico amador que vira o artista mais famosos de todos os tempos ao tocar as músicas da banda. Com isso, chama atenção de alguns moradores de Liverpool.

 

 

CORALINE E O MUNDO SECRETO | Netflix

 

Uma criança solitária encontra a porta para outra dimensão onde vai parar numa casa igual à sua, mas com pais muito mais legais que seus pais originais. Entretanto, há algo sinistro naquele lugar, o que fica aparente no fato de todos terem olhos de botões pretos.

 

 

A OUTRA TERRA | Star+

 

O surgimento de outra Terra no espaço dá início à especulação sobre a vida em um mundo paralelo, habitado por pessoas exatamente iguais as deste mundo.

 

 

DURANTE A TORMENTA | Netflix

 

Um contato impossível entre uma mulher do presente e uma criança do passado muda a realidade em que a protagonista vive, e nenhuma explicação parece fazer sentido, a não ser buscar a versão adulta daquela criança, que deveria ter morrido, mas está viva nos dias atuais.

 

 

O CONFRONTO | Apple TV, Google Play

 

Jet Li é um criminoso de outra dimensão disposto a eliminar todas as variantes de sua existência no multiverso.

 

 

ENCANTADA | Disney+

 

Uma princesa encantada da Disney foge do universo das animações para adentrar a cidade de Nova York num mundo com pessoas de carne e osso.