Emmy muda regras antiquadas da premiação de séries

A Academia de Televisão dos EUA anunciou mudanças nas regras para sua próxima premiação, o Emmy Awards 2022. A principal alteração diz respeito à qualificação das categorias de séries de comédia e […]

Divulgação/Showtime

A Academia de Televisão dos EUA anunciou mudanças nas regras para sua próxima premiação, o Emmy Awards 2022.

A principal alteração diz respeito à qualificação das categorias de séries de comédia e drama.

Até este ano, comédias tinham que ter necessariamente duração máxima de 30 minutos, enquanto dramas seriam maiores de 40 minutos. Trata-se de uma divisão da época dos sitcoms clássicos com plateia e risadinhas, mas que na era da TV paga e começo do streaming já fez muitas comédias modernas disputarem o Emmy como dramas, casos de “Shameless”, “Jane the Virgin” e, com controvérsias, “Orange Is the New Black”.

Estas restrições caíram. Agora, comédias serão comédias independente de suas durações. Quem vai determinar os gêneros das produções serão os próprios produtores, embora a Academia se reserve o direito de solicitar uma revisão caso discorde da definição.

Para concorrer ao Emmy 2022, as séries tem que ter capítulos de mais de 20 minutos e estarem disponíveis para o público entre 1º de junho de 2021 e 31 de maio de 2022.

A organização da premiação também reforçou uma regra anunciada em junho passado, que proíbe a elegibilidade de documentários que disputarem o Oscar. Qualquer produção que buscar indicação ao prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas será considerada um filme de cinema e, portanto, deixará de ser elegível para a competição do Emmy 2022.

A decisão visa impedir que os serviços de streaming tentem emplacar seus documentários no Emmy como consolação, caso não conquistem indicações ao Oscar 2022.

Os indicados ao prêmio máximo da indústria da televisão dos EUA serão anunciados no dia 12 de julho e a cerimônia de premiação vai acontecer em 18 de setembro.