Críticos de Los Angeles elegem filme japonês como melhor do ano

A associação dos críticos de cinema de Los Angeles (Los Angeles Film Critics Association) divulgou neste sábado (18/12) sua lista de melhores do ano. E de forma surpreendente o filme escolhido para […]

Divulgação/Bitters End

A associação dos críticos de cinema de Los Angeles (Los Angeles Film Critics Association) divulgou neste sábado (18/12) sua lista de melhores do ano. E de forma surpreendente o filme escolhido para encabeçar a relação foi uma produção japonesa.

O longa “Drive My Car”, de Ryûsuke Hamaguchi, foi eleito Melhor Filme e Melhor Roteiro de 2021.

A premiação foi um caso raro em que os críticos de Los Angeles concordaram com os de Nova York, que há duas semanas exatas também elegeram “Drive My Car” como o filme do ano. O longa também venceu o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes e mais de uma dezena de troféus internacionais, e foi indicado pelo Japão a disputar uma vaga no Oscar de Melhor Filme Internacional.

A trama acompanha um diretor viúvo que, ao ser convidado a comandar uma peça em Hiroshima, passa a contar com os serviços de uma motorista estoica, com quem começa a dividir histórias e segredos.

Os críticos angelenos também destacaram Jane Campion como Melhor Diretora por “Ataque dos Cães”, filme também lembrado pela Fotografia de Ari Wegner.

Entre os intérpretes, a espanhola Penélope Cruz foi considerada Melhor Atriz por seu papel em “Madres Paralelas” e Simon Rex prevaleceu como Melhor Ator por “Red Rocket”.

O evento também homenageou o veterano cineasta Mel Brooks (“O Jovem Frankenstein”) com um prêmio especial pelas realizações de sua carreira.