Divulgação/HBO

A Idade Dourada: Trailer apresenta nova série de época do criador de “Downton Abbey”

A HBO divulgou o primeiro teaser de “A Idade Dourada” (The Gilded Age), nova série criada por Julian Fellowes, responsável pelo fenômeno britânico “Downton Abbey” (2010-2015). A prévia destaca a arrogância da personagem vivida por Christine Baranski (“The Good Fight”), a inocência da jovem interpretada pela novata Louisa Jacobson e o jogo de intrigas da sociedade de Nova York do século 19.

Assim como “Downton Abbey”, a nova série é um drama de época que trata de conflitos de classe. Mas em vez de aristocratas e seus funcionários, a disputa se dá entre famílias tradicionais e novos ricos.

O título da atração remete a um termo cunhado pelo escritor americano Mark Twain (1835-1910), que se refere a uma época na qual a alta sociedade do país, apesar da aparência de riqueza, vivia entre falências, corrupção e escândalos. “The Gilded Age” não seria uma era de ouro (golden age), mas um período que tentava se passar por dourado.

A trama gira em torno de Marian Brook (Louisa Jacobson), jovem herdeira de uma família conservadora, que chega sem um centavo em Nova York e é abrigada pela tia tradicional, a aristocrata Agnes van Rhijn (Christine Baranski). Orgulhosa, ela não aceita as mudanças da época e, ao se ver sem um tostão furado no bolso, experimenta decadência com uma crise financeira que deixa sua família em apuros, incluindo sua irmã Ava, vivida por Cynthia Nixon (“Sex and the City”).

Enquanto isso, ao seu lado, a família que ela condena pela rápica ascensão social se torna cada vez mais rica, comandada pelo barão da indústria ferroviária George Russell (Morgan Spector, de “Homeland”). Junto com ele, moram os filhos (Taissa Farmiga, de “American Horror Story”, e Harry Richardson, de “Poldark”) e sua esposa Bertha (Carrie Coon, de “Ghostbusters – Mais Além”).

Logicamente, a junção das famílias por meio de um casamento de conveniência pode ser a solução para os problemas de todos.

Mas a história ainda tem mais personagens, como a nova melhor amiga de Marian, Peggy Scott (Denée Benton, da série “UnREAL”), uma jovem escritora ambiciosa que enfrenta outro tipo de preconceito por causa da sua cor.

A 1ª temporada, composta de dez episódios, estreia em 24 de janeiro.