Série dos Beatles é “sonho realizado” do diretor Peter Jackson

O cineasta Peter Jackson (da trilogia “O Senhor dos Anéis”) definiu o lançamento da série “The Beatles: Get Back”, que acontece nesta quinta (25/11) na plataforma Disney+, como um “sonho realizado”. “Foi […]

Divulgação/Disney+

O cineasta Peter Jackson (da trilogia “O Senhor dos Anéis”) definiu o lançamento da série “The Beatles: Get Back”, que acontece nesta quinta (25/11) na plataforma Disney+, como um “sonho realizado”.

“Foi um sonho realizado e eu realmente quero dizer isso porque eu passei anos como um fã dos Beatles, e imagino que muitos fãs como eu também façam isso, imaginando o que poderiam fazer se inventassem uma máquina do tempo”, disse Jackson. “Se eu pudesse voltar para um só dia, qual eu escolheria? E eu acho que sabia qual seria a minha escolha: eu pegaria um dia nos anos 1960, iria para Abbey Road e sentaria no canto do estúdio para ver os Beatles trabalharem”.

E foi basicamente isto que ele fez, ao mergulhar em 56h de cenas íntimas dos Beatles durante ensaios e gravações do disco “Let It Be” em 1969.

A captação das imagens foi feita pelo diretor Michael Lindsay-Hogg de 2 de janeiro a 31 de janeiro de 1969, originalmente para um especial de televisão focado na produção de um novo álbum dos Beatles. Só que “Let It Be” acabou virando o último disco. Após John, Paul, George e Ringo anunciarem a separação, o registro teve outro rumo: virou filme, lançado em maio de 1970 com destaque para as brigas e disputas internas que teriam levado o quarteto a encerrar a parceria.

Intrigado com o resto da filmagem que nunca tinha vindo a luz, o cineasta Peter Jackson (da trilogia “O Senhor dos Anéis”) pediu para vasculhar os arquivos – roubados em 1970, mas recuperados quase na totalidade pela Interpol desde a década de 1990 – e com a permissão dos dois integrantes vivos dos Beatles, Paul McCartney e Ringo Starr, além das bênçãos das viúvas de John Lennon, Yoko Ono, e de George Harrison, Olivia Harrison, ele restaurou as imagens e o áudio com tecnologia de ponta e produziu uma reedição completa, que também inclui o célebre show no telhado do estúdio da Apple, em Londres, última vez que os Beatles tocaram juntos.

“The Beatles: Get Back” será disponibilizado ao longo de três dias, com cada capítulo chegando um dia após o outro, entre 25 e 27 de novembro na plataforma Disney+.