Netflix lança site para divulgar Top 10 mundial

A Netflix mudou a forma de divulgação de suas métricas de visualização. O plano tinha sido anunciado de forma genérica em outubro, durante o relatório trimestral para investidores, e se materializou nesta […]

Divulgação/Netflix

A Netflix mudou a forma de divulgação de suas métricas de visualização. O plano tinha sido anunciado de forma genérica em outubro, durante o relatório trimestral para investidores, e se materializou nesta terça (16/11) com o lançamento de um site específico voltado às listas de conteúdos mais vistos do serviço em todo o mundo.

O Top 10 Netflix (https://top10.netflix.com/) apresenta quatro listas principais, contendo os 10 filmes e as 10 temporadas de séries mais vistas em inglês e não inglês, além de um ranking por país, um ranking geral dos títulos mais assistidos em todos os tempos e um levantamento que aponta quais países rendem maior audiência para os lançamentos em destaque.

Para gerar as listas de Top 10 estão sendo considerados o desempenho dos títulos em mais de 90 países, com atualização semanal.

A Netflix também mudou a forma de informar o desempenho de seu conteúdo, substituindo a amostragem de dois minutos (equivalente a uma visualização) pelo número total de horas visualizadas de cada título. É o método usado pela Globoplay, pela auditoria da Nielsen e por várias outras plataformas. A avaliação de dois minutos, adotada originalmente pelo YouTube (onde a maioria do conteúdo tem menos de 4 minutos), causava distorções e gerava números inflados e irreais de audiência.

O primeiro top 10 semanal, que cobre de 8 a 14 de novembro, traz o filme “Alerta Vermelho” com quase 149 milhões de horas de exibição em todo o mundo.

O desempenho de uma semana é impressionante, já que coloca o longa próximo do Top 10 de todos os tempos da Netflix. O atual 10º lugar é a comédia “Mistério no Mediterrâneo”, que conta com 170 milhões de horas em seus primeiros 28 dias.

Vale destacar também que, entre os filmes não falados em inglês, o brasileiro “7 Prisioneiros” aparece em 2º lugar, atrás do italiano “Yara”, entre os mais assistidos do streaming em todo o mundo.

Entre as séries, a 3ª temporada de “Narcos: México” superou “Round 6” (lançado há dois meses) como a série mais popular desta semana – 50,29 milhões de horas contra 42,79 milhões. Entretanto, a atração sul-coreana é disparado o conteúdo mais acessado da Netflix, com um total de 1,6 bilhão de horas de exibição em todo o mundo em seu primeiro mês – o dobro da segunda série mais popular, “Bridgerton” (625 milhões de horas).

Curiosamente, a atualização não vai além de 28 dias, impedindo o número de “Round 6”, ainda em 2º lugar no ranking semanal, de evoluir em visualizações e impressionar cada vez mais com seu sucesso descomunal.