Leandro Firmino viverá primeiro palhaço negro do Brasil

A história de Benjamin de Oliveira, o primeiro palhaço negro do Brasil, vai virar filme. De acordo com a colunista Patricia Kogut, a produção, que tem o título provisório de “Mister Benjamin”, […]

Instagram/Leandro Firmino

A história de Benjamin de Oliveira, o primeiro palhaço negro do Brasil, vai virar filme.

De acordo com a colunista Patricia Kogut, a produção, que tem o título provisório de “Mister Benjamin”, será dirigida por Luis Lomenha (“Minha Rua”) e trará Leandro Firmino (o Zé Pequeno de “Cidade de Deus”) no papel principal.

Integrante da série “Impuros”, que lançou sua 3ª temporada em agosto na Star+, Firmino está atualmente filmando “Rio em Furia”, estreia na direção do diretor de fotografia Daniel José dos Santos (“Lado a Lado”).

A história de Benjamin de Oliveira é mesmo cinematográfica.

Nascido escravo e alforriado na infância, Benjamin de Oliveira fugiu de casa ainda criança com a “troupe” do circo Sotero no final do século 19, quase foi “roubado” e vendido por ciganos, e ainda chegou a ser confundido com um escravo fugitivo. Ele se livrou ao mostrar malabarismos que havia decorado do circo e acabou ficando entre os artistas circenses. Um dia, substituiu o palhaço oficial, que havia adoecido, dando início à sua trajetória na profissão. Mas no começo enfrentava protestos do público racista.

Depois de passar por vários circos, fez uma apresentação no Rio de Janeiro diante do então presidente da república Marechal Floriano Peixoto, que ao ser surpreendido pelo palhaço negro, mandou transferir a localização do circo, situado numa favela, para a frente do Palácio do Itamaraty, ordenando que os materiais usados pela trupe fossem transportados pelo Exército Brasileiro.

Benjamin ficou famoso e até virou ator de cinema. Em agosto de 1908, viveu o Peri de “O Guarani”, numa produção filmada no Circo Spinelli e lançada sob o título “Os Guaranis”, inspirado na obra de José de Alencar. Histórica, aquela foi a primeira filmagem de um romance no Brasil.

Ele também escreveu peças e foi o criador do primeiro circo-teatro. Falecido em 1954, continua lembrado até hoje, tendo inspirado no ano passado o samba-enredo da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro, “O Rei Negro do Picadeiro”.

A expectativa de lançamento de “Mister Benjamin” é para 2023.

Veja abaixo registros fotográficos do verdadeiro Benjamin de Oliveira.