Divulgação/Studio Ghibli

Hayao Miyazaki confirma que está trabalhando em novo anime

O famoso diretor de anime Hayao Miyazaki, vencedor do Oscar por “A Viagem de Chihiro” e fundador do célebre Studio Ghibli, confirmou que abandonou sua aposentadoria para fazer mais um longa-metragem de animação aos 80 anos de idade.

Em entrevista ao jornal New York Times, Miyazaki reforçou notícias anteriores de que seu novo trabalho será baseado no livro “How Do You Live?”, de Genzaburo Yoshino. Publicado em 1937, o livro segue um adolescente em Tóquio que vai morar com seu tio depois que seu pai morre. O romance é um dos favoritos do diretor.

Miyazaki não confirmou se o filme teria o mesmo nome do livro, mas quando questionado por que estava voltando para dirigir, ele simplesmente respondeu “Porque eu queria”.

Na verdade, o diretor está trabalhando neste projeto desde 2017, o que significa tecnicamente que nunca se aposentou de fato – apenas tirou férias longas.

O cofundador e produtor do Studio Ghibli, Toshio Suzuki, descreveu o novo filme como “fantasia em grande escala”. Mas ele também é um filme artesanal, por ser desenhado à mão.

Segundo Suzuki, mesmo com 60 pessoas envolvidas em sua produção, o ritmo de trabalho resulta em um minuto de desenho finalizado por mês. Ou seja, a cada ano são completados 12 minutos da produção. Por isso, a expectativa é finalizar a obra apenas em 2023.

Miyazaki se aposentou várias vezes ao longo de sua carreira, sendo a primeira no final dos anos 1990. No entanto, um ano depois, ele voltou a dirigir o filme “A Viagem de Chihiro”, que ao vencer o Oscar de 2002 o reenergizou para continuar trabalhando.

Seu último filme foi “Vidas ao Vento”, biografia ficcional do aviador e engenheiro da aviação Jiro Horikoshi, lançado em 2013. Foi na ocasião da première deste anime, durante o Festival de Veneza, que o diretor anunciou sua aposentadoria pela última vez.