Gilberto Gil é eleito novo imortal da Academia Brasileira de Letras

O músico Gilberto Gil foi eleito nesta quinta (11/11) como novo imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele vai se juntar à atriz Fernanda Montenegro, eleita na semana passada, num processo […]

Instagram/Gilberto Gil

O músico Gilberto Gil foi eleito nesta quinta (11/11) como novo imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele vai se juntar à atriz Fernanda Montenegro, eleita na semana passada, num processo de renovação entre os septuagenários da casa.

O cantor e compositor de 79 anos ocupará a cadeira 20, que tem como patrono o médico e jornalista Joaquim Manuel de Macedo. Ele substitui o jornalista Murilo Melo Filho, morto em maio de 2020.

Gil disputava a posição com o poeta e compositor Salgado Maranhão (7 votos) e com o escritor Ricardo Daudt (nenhum voto). Sua eleição também dobra a “diversidade” da ABL, que agora tem agora dois membros negros – além de Gil, o acadêmico Domício Proença Filho.

Além da vasta carreira musical, Gilberto Gil é embaixador da ONU para agricultura e alimentação desde 2001, além de ter atuado como ministro da Cultura do Brasil, entre 2003 e 2008, durante os dois mandatos do ex-presidente Lula.

“Muito feliz em ser eleito para a cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras. Obrigado a todos pela torcida e obrigado aos agora colegas de Academia pela escolha”, escreveu Gil em seu Instagram após a confirmação do resultado.

Gilberto Gil e Fernanda Montenegro devem assumir suas cadeiras apenas em março de 2022.