Garibaldo vira alvo de políticos ao defender vacinação nos EUA

Personagem mais famoso do programa infantil “Vila Sésamo”, o pássaro Garibaldo virou alvo de ataques raivosos de integrantes do Partido Republicado dos Estados Unidos ao defender a vacinação nas redes sociais. A […]

Divulgação/Warner Bros.

Personagem mais famoso do programa infantil “Vila Sésamo”, o pássaro Garibaldo virou alvo de ataques raivosos de integrantes do Partido Republicado dos Estados Unidos ao defender a vacinação nas redes sociais.

A ave amarela enorme, que em inglês se chama Big Bird, postou em seu Twitter que recebeu a vacina da covid-19. Apesar de ter nascido oficialmente em 1969, quando surgiu no programa, Garibaldo tem eternamente 6 anos. Por isso, esperou pela aprovação da FDA (agência reguladora americana) para vacinas contra a covid-19 para crianças acima de 5 anos, o que aconteceu em 29 de outubro.

No sábado (7/11), o perfil oficial do personagem tuitou: “Eu tomei a vacina da covid-19 hoje! Minha asa está um pouco dolorida, mas dará ao meu corpo um impulso extra de proteção que mantém a mim e a outras pessoas saudáveis”.

O post irritou profundamente políticos e até jornalistas da extrema direita que são contra a imunização de crianças. O senador do Texas, Ted Cruz, reclamou que se tratava de “propaganda do governo para crianças de 5 anos”. Uma apresentadora da Fox News chamou a postagem de “lavagem cerebral”. E outro político extremista chegou a sugerir que o personagem morreria em sete dias.

Vale lembrar que esta não é primeira vez que Garibaldo incentiva a vacinação infantil. Ele fala disso desde pelo menos 1972. Tanto não é novidade que a rede de televisão americana CNN tem utilizado Garibaldo e outros personagem da “Vila Sésamo” para abordar questões da vacinação contra covid-19 em crianças.

No Brasil, extremistas ameaçaram de morte os funcionários da Anvisa caso aprovem a vacinação para crianças no país, como já aconteceu nos EUA. São iniciativas estimuladas por quem diz que a vacinação transforma em jacaré, afina a voz e transmite Aids, entre outras desinformações do presidente do país.

Já o presidente dos EUA elogiou a iniciativa de Garibaldo, lembrando que só a vacinação de todos irá acabar com a pandemia. “Bom pra você, Garibaldo. Ser vacinado é a melhor maneira de manter a segurança de toda a sua vizinhança”, escreveu Joe Biden.

As manifestações extremistas também ganharam comentários irritados do público que tem visto os estados governados por republicanos liderarem as taxas de morte por covid nos EUA.