Divulgação/Netflix

Consultora de “The Crown” se demite em protesto contra tratamento de Diana na série

A consultora de “The Crown” Jemima Khan pediu demissão da série por discordar da forma coo a produção pretende abordar a vida da Princesa Diana em sua 5ª temporada.

Amiga próxima de Diana, ela explicou ao jornal britânico Sunday Times que os novos roteiros não retratam a princesa com “respeito e compaixão”.

“Era muito importante para mim que os últimos anos de vida da minha amiga fossem retratados com precisão e compaixão, como nem sempre aconteceu no passado”, ela observou.

Segundo seu relato, o criador da série, Peter Morgan, pediu que ela fosse a consultora oficial da temporada, mas suas observações acabaram não sendo levadas em conta. “Quando esse acordo não foi honrado e quando percebi que aquele enredo específico não seria necessariamente contado com o respeito ou compaixão que eu esperava, solicitei que todas as minhas contribuições fossem removidas da série e recusei o crédito”, destacou.

Questionada pelo jornal, a Netflix emitiu um comunicado sobre o pedido de demissão.

“Jemima Khan é amiga, fã e apoiadora pública de ‘The Crown’ desde a 1ª temporada. Ela fez parte de uma ampla rede de fontes bem informadas e variadas que forneceram extensas informações básicas para nossos escritores e equipe de pesquisa, dando o contexto para ‘The Crown’. Mas nunca foi contratada como roteirista da série”, disse o porta-voz da empresa.

A 5ª temporada de “The Crown” vai abordar os últimos anos da vida de Diana e suas relações com o cirurgião Hasnat Khan e com o produtor de cinema Dodi Al-Fayed, além de reconstituir a entrevista que ela deu para Martin Bashir, considerada polêmica até os dias atuais.

A produção terá Elizabeth Debicki (“Tenet”) como Diana, substituindo a interpretação premiada de Emma Corrin na 4ª temporada, além de Khalid Abdalla (“O Empinador de Pipas”) como Al-Fayed, Dominic West (“The Affair”) como o Príncipe Charles, Imelda Staunton (“Harry Potter e a Ordem da Fênix”) como a Rainha Elizabeth II, Lesley Manville (“Trama Fantasma”) como a princesa Margaret e Jonathan Pryce (“Game of Thrones”) como o príncipe Philip.

A previsão de estreia é para novembro de 2022.