Ator se despede de “Station 19” em episódio trágico

“Station 19” sofreu uma baixa importante em seu episódio exibido na noite desta quinta (11/11) nos EUA, despedindo-se de um ator que estava na série desde seu começo. Alerta de spoilers. Muitos […]

Divulgação/ABC

“Station 19” sofreu uma baixa importante em seu episódio exibido na noite desta quinta (11/11) nos EUA, despedindo-se de um ator que estava na série desde seu começo.

Alerta de spoilers. Muitos spoilers.

O capítulo “Things We Lost in the Fire”, que fez parte de um crossover com “Grey’s Anatomy”, revelou que o bombeiro Dean Miller morreu de ferimentos sofridos no cumprimento do dever, marcando a última aparição do ator Okieriete Onaodowan na série.

Um dos cinco membros remanescentes do elenco original, Onaodowan deixou “Station 19″ no quinto episódio da 5ª temporada.

“Foi um prazer ser Dean. Tenho Shonda Rhimes, Stacy McKee, Krista Vernoff, Paris Barclay e ABC para agradecer por me permitir trazê-lo à vida”, disse Onaodowan em um comunicado sobre sua saída da série. “Sou grato por ter trabalhado com a equipe mais amorosa, gentil e dedicada da TV aberta. E o mais importante, obrigado aos fãs por mostrarem tanto amor a Dean. Espero que ele os tenha inspirado a mudar seu mundo para melhor. Seja a mudança!”

Segundo fontes ouvidas pelo site Deadline, a saída aconteceu após Onaodowan abordar os produtores com um pedido para deixar a série no final da temporada passada. Um acordo foi feito para o ator participar dos primeiros episódios da 5ª temporada para encerrar a história de seu personagem.

Dean percorreu um longo caminho desde seus primeiros dias da série e teve um enredo emocional na 4ª temporada, que refletiu o impacto racial da morte de George Floyd – o homem negro sufocado pela polícia diante de câmeras, crime que fortaleceu o movimento “Black Lives Matter”. Como um homem negro e bombeiro, Dean sentiu o peso da responsabilidade por uma comunidade inteira em seus ombros enquanto lutava contra um sistema do qual fazia parte.

“Sou um artista e humano melhor por ter tido a oportunidade de trabalhar com Okieriete Onaodowan. Estou com o coração partido pela perda de Dean Miller e por não poder mais escrever para Oak”, disse Krista Vernoff, showrunner de “Station 19” e “Grey’s Anatomy”, deixando claro que a saída ocorreu a pedido do ator. “Oak tem um espírito expansivo e estava pronto e ansioso por novos horizontes artísticos – e eu realmente mal posso esperar para ver o que ele fará a seguir. Será poderoso, profundo e corajoso, porque Oak é tudo isso”, completou, em comunicado, elogiando o ator, que também é um dos integrantes originais do musical da Broadway “Hamilton”.

A morte de Dean foi prenunciada pela campanha sinistra que anunciou o crossover da noite desta quinta na rede ABC, que mostrava uma explosão massiva e avisava que “Nem todo mundo sobreviverá”.

A tragédia também tem impacto em “Grey’s Anatomy”, já que seu amigo Ben (Jason George) se lembra de uma promessa que fez a Dean, de que cuidaria da filha dele se algo acontecesse. Embora relutante no início, a Dra. Bailey (Chandra Wilson) concorda em receber a filha de Dean em sua família, observando que sempre quis ter uma menina.

A série “Station 19” é exibida no Brasil pelo canal pago Sony e disponibilizada em streaming pela plataforma Star+.